2023

Apenas neste sábado, Parnamirim aplicou mais de 1450 doses de vacina

 03/06/2023




Em mais um sábado de plantão, as equipes da Secretaria de Saúde de Parnamirim aplicaram 1457 doses de vacina, cumprindo sua função de ajudar a população do município a se imunizar contra a Covid-19, Influenza e Febre Amarela. 

As equipes da Prefeitura de Parnamirim atenderam a população em dois pontos estratégicos. Uma delas se posicionou na saída do Atacadão de Nova Esperança, contemplando quem acabara de fazer as compras no supermercado. A outra, cobriu a área de Nova Parnamirim e adjacências, posicionada na Leroy Merlin. 

Confira os números do dia:

LEROY MERLIN

BIVALENTE: 282 doses

FEBRE AMARELA: 177 doses 

INFLUENZA: 282 doses

844 doses. 

ATACADÃO

613 doses. 

Resultado geral do sábado

1457 vacinas aplicadas.


Texto: Joel Câmara
Fotos: Ney Douglas




Maternidade Divino Amor realiza evento alusivo ao Dia Mundial da Doação de Leite Humano

01/06/2023



O Hospital Maternidade Divino Amor (HMDA), realizou na manhã da última quarta-feira (31), por meio do Banco de Leite Humano, um evento alusivo ao Dia Mundial da Doação de Leite Humano com a temática “Um pequeno gesto, pode alimentar um grande sonho”, ressaltando a importância do incentivo a doação do leite materno. 

Estiveram presentes na solenidade, a diretora geral do HMDA, Ana Michele Cabral e a diretora administrativa, Karina Figueiredo, a enfermeira e coordenadora do Banco de Leite Humano, Viviane Fernandes, a enfermeira do Banco de Leite, Rosângela Vieira, o médico pediatra do hospital, Dr. Genner Barbosa, vereador Thiago Fernandes, vereador Michael Borges, além da equipe de apoio do HMDA. 

O evento teve como objetivo homenagear as doadoras assíduas de leite materno, com direito a certificado, premiação e faixa para a primeira colocada, a qual realizou mais doações, equivalente a mais de 30 litros em seis meses. Durante a comemoração, as doadoras assistiram palestras sobre a temática da amamentação e introdução alimentar, além do sorteio de brindes. A enfermeira responsável pelo Banco de Leite Humano, explica a importância do evento. 

“Aproveitamos esse momento para reunir nossas doadoras de leite, para que participem desse momento em homenagem a esse ato. Estamos parabenizando todas e premiando entre primeiro e segundo lugar. Esse momento é muito importante, pois a doação salva a vida de muitos bebês, ajudando no seu desenvolvimento. É através do leite materno que acontece um desenvolvimento saudável. Hoje em dia vemos muitas crianças com diversas alergias, pois foram alimentadas com fórmulas, que não são adequadas para a alimentação dos bebês e afetam diretamente a saúde do estômago e do intestino. Então o nosso trabalho, além de captar doadoras, é incentivar também a amamentação”, disse.

A diretora do HMDA, Ana Michele, fala sobre o serviço enquanto referência no Estado e conquistas. “Nós sabemos da importância do leite materno para o desenvolvimento infantil, especialmente do recém-nascido, a questão da imunidade, da alimentação adequada e do aleitamento exclusivo no mínimo até os seis meses de vida e a questão da afetividade e contato com a mãe. Temos um banco de leite que está fazendo 12 anos e nós somos referência no RN, na rede materno-infantil, e nosso serviço chegou a pasteurizar 80 litros de leite materno por mês e hoje comemoramos o Dia Mundial da Doadora, e aconteceu um recorde, onde uma das nossas mães conseguiu doar 33 litros de leite em 6 meses, então é algo extraordinário, pois sabemos que o leite é vida”, falou.  


Texto: Cinthia Oliveria 
Foto: Ana Amaral





Escolas municipais de Parnamirim participam da 18ª Olimpíada Brasileira de Matemática

30/05/2023



Com o objetivo de estimular e promover o estudo da matemática no Brasil, contribuindo para a melhoria da qualidade da educação, os alunos do 6º ao 9º ano das escolas municipais de Parnamirim, realizaram nesta terça-feira (30), as provas da primeira fase da 18ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).

A iniciativa, é uma expansão da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), criada em 2005 pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). Uma das principais metas é identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso em universidades nas áreas científicas e tecnológicas, promovendo a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.

Nessa primeira fase da OBMEP, foram aplicadas provas objetivas de caráter eliminatório, com duração de duas horas e trinta minutos, composta por vinte questões de múltipla escolha. As escolas devem enviar, no período de 31 de maio a 12 de junho, os cartões-resposta dos alunos classificados para a segunda fase que está prevista para agosto deste ano.


Texto: Jean Xavier
Foto: Cedidas





Prefeitura de Parnamirim informa sobre sábado de vacinação

26/05/2023



A Prefeitura de Parnamirim, através da Secretaria Municipal de Saúde (SESAD), disponibilizará para a população neste sábado (27), vacinas contra Covid-19, Influenza e Febre Amarela. As doses podem ser recebidas juntas e não é necessário intervalo entre as aplicações.

No caso da gripe, todos podem se vacinar a partir dos 6 meses de idade. Em relação à Febre Amarela, usuários a partir de 9 meses podem receber a aplicação. A Pfizer bivalente será aplicada a partir de quatro meses da última dose de reforço ou da segunda dose.

Desenvolvidas com o intuito de serem mais imunogênicas contra as subvariantes da Ômicron de maior prevalência, as vacinas bivalentes conferem maior proteção contra a COVID.

Pontos Extras deste sábado (27)

  • Leroy Merlin

  • Supermercado Atacadão

Horário

  • Das 8h às 16h.


Texto: Jean Xavier
Foto: Ana Amaral






Prefeitura realiza eleição para presidência do Conselho dos Direitos da Criança e Adolescente

24/05/2023





A Prefeitura de Parnamirim, por meio da Secretaria Municipal da Assistência Social (Semas), realizou na manhã da última terça-feira (23), no Centro Integrado de Apoio à Criança e Adolescente de Parnamirim (CIACAP), a eleição para a presidência do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Parnamirim (COMDICA).

A votação contou com a participação das organizações da Sociedade Civil, de âmbito municipal, com ações desenvolvidas nos eixos da promoção, proteção, defesa e controle social dos direitos da Criança e do Adolescente conforme dispõe o Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e Adolescente. Após a votação foram eleitos: Luis Paulo Silva dos Santos - presidente, e Brígida Helena Gomes Chaves - vice-presidente, para o novo biênio.

Estiveram presentes para concorrer a chapa as seguintes representações das instituições e secretarias: Secretaria Municipal de Cultura (SEMUC), Secretaria Municipal de Educação (SME), Secretaria Municipa lde Assistência Social (SEMAS), Secretaria Municipal de Planejamento e Finanças (SEPLAF), Secretaria Municipal de Saúde (SESAD), Secretaria Municipal Esporte e Lazer (SEL), Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA), Centro de Apoio ao Desenvolvimento Social e Comunitário (CEDESC), Centro de Assistência Social Pastor Eugênio Martins Pires (CASEMP), Grupo de Apoio a Adoção de Parnamirim (ABRACE), Instituto de Assistência Social e Educação (AMAR) e ILEAÒ.

Texto: Cinthia Oliveira
Foto: Cedida





Prefeitura realiza 2º Fórum Municipal de Adoção

24/05/2023





A Prefeitura Municipal de Parnamirim, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), em parceria com o Grupo de Adoção Abrace, promoveu nesta quarta-feira (24) o 2º Fórum Municipal de Adoção, com o tema “Adoção necessária: Caracteristicas e desafios”.

O evento ocorreu no auditório do Centro Administrativo e teve como objetivo esclarecer para toda sociedade as formas de adoção, suas características, desafios e as formas de acesso. Após a entoação dos Hinos Nacional Brasileiro e do Município de Parnamirim; das apresentações do Coral “Vozes da SEMAS”; e do Fantoche Maneco que abordou sobre o combate ao abuso e exploração de crianças e adolescentes, ocorreu a premiação do Selo Semeando Sonhos.

O Selo homenageia empresas e entidades com e sem fins lucrativos que contribuem com a inserção no mercado mercado de trabalho, de adolescentes que estão em alguma situação de acolhimento no município. Receberam a premiação os representantes do 1º Ofício de Notas de Parnamirim, Thaís Rodrigues do Vale, e da Empresa Solares, Caio Honório.

Durante os pronunciamentos, o prefeito Rosano Taveira deu as boas vindas a todos e falou da importância do tema adoção, se colocando a disposição de todos os envolvidos com essa causa. A primeira-dama e secretária municipal de Assistência Social, Alda Lêda Taveira, explicou o processo de adoção em Parnamirim. “A doação é sempre uma via de duas duas mãos, você adota e é adotado pelos filho, não existe adoção sem amor”, finalizou.

Também estavam presentes o vereador Thiago Fernandes, e as palestrantes e representantes do Abrace, Xênia Brandão, e da Vara da Infância e Adolescência da Comarca de Parnamirim, psicóloga Antônia Kaliana Góis, e assistente social, Anny Beatriz de Araújo.


Texto: Juliana Grace
Fotos: Ney Douglas




SEMAS realiza inscrição para Serviço Família Acolhedora

23/05/2023


Com objetivo de oferecer um ambiente seguro, de amor e cuidado, para crianças e adolescentes que estejam em situação de vulnerabilidade social, a Secretaria de Assistência Social (SEMAS), convida famílias que desejam participar do Serviço em Família Acolhedora (SFA).

Através do serviço, as famílias disponibilizam um lar temporário para crianças e adolescentes, quando seus direitos foram ameaçados ou violados. O acolhimento é uma medida protetiva, excepcional e provisória, que visa garantir o cuidado e a proteção de crianças e adolescentes, por até seis meses, até que possa voltar para família de origem ou ser adotado.

Além disso, as famílias acolhedoras são acompanhadas por assistente social e psicólogos e passam por processos de inscrição, avaliação, capacitação e desligamento. Além disso, recebem uma bolsa de um salário mínimo para o cuidado dos acolhidos, mas o vínculo com a família não é empregatício e nem programa de transferência de renda.

Os interessados podem entrar em contato com o serviço através do Instagram @familiaacolhedoraparnamirim ou através do número (84) 98839-3233 (ligação e whatsapp).

 

CRITÉRIOS PARA SE TORNAR FAMÍLIA ACOLHEDORA:

- Ter entre 21 e 60 anos sem restrição quanto do gênero e estado civil;

- Não estar cadastrado para adoção;

- Os membros da família (maiores de 18 anos) devem concordar com a participação no Família Acolhedora;

- Disponibilidade para atender às necessidades de cuidados da criança e/ou adolescente;

- Disponibilidade para participar do processo de capacitação inicial;

- Não deve ter antecedente criminal e/ou adoecimento psiquiátrico.

 

SERVIÇO:

Local: Centro Integrado de Apoio a Criança e Adolescente de Parnamirim – CIACAP;

Endereço: Rua Doutor Carlos Matheus, 1444, Centro – Parnamirim-RN

Contato: (84) 98839-3233 ou @familiaacolhedoraparnamirim


Texto: Juliana Grace
Foto: Freepik




Prefeitura prepara instalação de playgrounds em praças públicas

22/05/2023



Com o objetivo de oferecer lazer e diversão às crianças, a Prefeitura de Parnamirim, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), adquiriu recentemente novos equipamentos infantis, que serão instalados nas praças para proporcionar mais qualidade de vida e incentivar o uso compartilhado dos espaços públicos ofertando entretenimento com segurança.

Os playgrounds infantis possuem alta durabilidade, oferecendo diversas opções de lazer para os usuários. São brinquedos compostos por escorregador, tobogã, ponte escalada, escada plástica e casinhas.

Aliado à instalação dos aparelhos recreativos, a prefeitura está intensificando a manutenção de praças e outros espaços públicos utilizados para práticas de recreação e exercícios físicos ao ar livre.


Texto: Jean Xavier





Escola Arthur Costa e Silva faz homenagem ao dia das mães

22/05/2023





A escola Municipal Presidente Arthur Costa e Silva fez, neste sábado (20) de maio, uma belíssima festa em homenagem às mães. Na ocasião, os alunos da escola junto com os professores fizeram diversas homenagens com apresentações com poesia, música, dança e peças teatrais, emocionando a todos que estavam presentes. Também houve sorteios de brindes em que a comunidade local e o comércio enviaram para a escola.

A diretora da Escola Iris Karine se disse satisfeita e que o objetivo da festa foi atingido "reunimos as mães dos nossos alunos para vivermos momentos de emoção, de amor que são fatores primordiais para a comunidade escolar e, principalmente, para os nossos alunos demonstrarem nesse momento lúdico o amor deles para as suas mães" disse.

Diversos trabalhos foram feitos pelos alunos como painéis com fotos de mensagens em um momento único em demonstração de amor nas vidas de diversas mamães que estavam presentes.


Texto e foto: Marciano Costa





SEMAS se mobiliza em combate ao abuso de crianças e adolescentes

19/05/2023





A Prefeitura de Parnamirim, por meio da Secretaria de Assistência Social (SEMAS), está realizando durante este mês uma vasta programação alusiva à Campanha Nacional Faça Bonito, de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes.

Nesta quinta-feira, 18 de maio, data oficial da Campanha, todos os CRAS se mobilizaram através de palestras nas escolas municipais; blitz educativa com entrega de fôlders e aplicação de cartazes em estabelecimentos com grande fluxo de pessoas, entre outras atividades.

De acordo com a primeira-dama e secretária de Assistência Social (SEMAS), Alda Lêda Taveira, o evento mostra o comprometimento e cuidado da Prefeitura com a proteção das crianças e adolescentes do município.


Confira a programação completa das palestras e rodas de conversas promovidas pelos CREAS e CRAS:


12/05 CMEI Tio Hermes – Nova Esperança;

12/05 Escola Municipal Manoel de Paiva – Passagem de Areia;

16/05 Escola Municipal Edmo Pinheiro – Cajupiranga

16/05 Escola Municipal Prof. Enedina Eduardo do Nascimento – Vale do Sol

17/05 Escola Municipal Maria de Jesus Medeiros de Lima – Nova Esperança

18/05 Escola Municipal Jussier Santos – Santa Teresa

19/05 CMEI Eugênia Palhares – Santos Reis

24/05 CMEI Maria Dilma – Vale do Sol

25/05 Escola Municipal José Fernandes – Santos Reis

31/05 Escola Municipal Luzanira Maria da Costa – Passagem de Areia

Texto: Juliana Grace
Fotos Ana Amaral e Ana Carla





Semuc faz manhã lúdica alusivo ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

18/05/2023




O mês de maio marca no Brasil a luta pela erradicação de todas as formas de violência sexual contra crianças e adolescentes. Depois de alguns anos, o dia do desaparecimento de Araceli passou a servir como marco para alertar a sociedade sobre a violência contra as crianças. O 18 de maio foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, desde o ano 2000.

 E, neste ano com o tema "Faça Bonito. Proteja nossas Crianças e Adolescentes" a Secretaria de Cultura preparou uma manhã especial com os alunos e alunas de dança e com os alunos da Escola Professora Ivanira Paizinho, a respeito deste tema que é delicado, porém, precisa ser discutido na sociedade. 

Para a Secretária de Cultura e vice-prefeita Katia Pires “hoje nós chamamos a atenção para um cuidado maior com as nossas crianças, principalmente na observação do comportamento delas em casa, na escola e até mesmo na rua, para que possamos alertá-las a respeito da violência sexual contra crianças e adolescentes a já visto que a nossa secretaria tem cerca de 1.200 crianças e adolescentes matriculadas nas oficinas de dança. Então,  aproveitamos esse dia para fazer um cortejo e, além disso, trazer esse momento lúdico no entorno do parque Aluízio Alves a respeito de um tema delicado, mas tão importante”, disse. 

Nesta manhã aconteceu, além do cortejo, a presentação dos palhaços Bisteca e Bochechinha e da contadora de história Ana Celina. 

Durante todo o mês são realizados, além da iluminação de prédios públicos, eventos, palestras, atividades educativas e a veiculação de informações sobre a prevenção e o combate à exploração sexual infantil. A campanha é coordenada pela Secretaria Nacional dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania e neste ano o caso da morte de Araceli, completa 50 anos sem que ninguém fosse punido.

As denúncias de casos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes podem ser feitas no Disque 100.

Texto e foto: Marciano Costa





Profissionais da SEMEC participam de Formação sobre Inteligência Emocional

17/05/2023



Coordenadores e diretores pedagógicos das unidades de ensino municipal participaram nesta quarta-feira (17) de uma formação com o tema Inteligência Emocional, promovida pela Prefeitura de Parnamirim, através da Secretaria Municipal de Educação (SEMEC).

O evento ocorreu no auditório do Centro Administrativo e tem como objetivo levar os educadores ao aperfeiçoamento das relações interpessoais, gestão de conflitos e ao autoconhecimento, contribuindo com a qualificação do ensino nas escolas e centros infantis.

O evento foi ministrado pela Master Coach da FEBRACIS, Mônnica Guimarães, que abordou diversos assuntos como o poder da autorresponsabilidade, razão e emoção e competências emocionais pessoais e sociais. Também foram realizados dinâmicas e testes de autoavaliação.


Texto: Juliana Grace    
Foto: Cinthia Oliveira





Vacinas contra a Influenza estão à disposição da população parnamirinense

 15/05/2023



A Prefeitura de Parnamirim, por meio da Secretaria de Saúde do município (Sesad), informa que as doses da vacina da gripe (Influenza) estão à disposição da população parnamirinense. Os imunizantes estão liberados para cidadãos ainda não vacinados, a partir dos 6 meses de idade. Para tomar a vacina, basta procurar a sala de vacina mais próxima, em uma das 29 Unidades Básicas de Saúde da cidade, portando algum documento de identificação pessoal.

De acordo com a Sesad, Parnamirim também recebeu a insulina Lanthus, que será disponibilizada para a população por meio do Centro Integrado de Saúde (CIS), onde também funcionam os seguintes serviços:

  • Farmácia Central

  • Glaucoma

  • Serviço Social

  • Suporte Nutricional 

  • Fraldas e Insumos 

  • Insulinas e fitas

Horário de Funcionamento 

CIS - 8h às 12h e 13h às 17h

Farmácia Central - 7h30 às 14h

Rua Aspirante Santos, 307, na lateral da Escola Maria do Céu, em Santos Reis.

(84) 98893-8798






Parnamirim recebe o projeto Nísia Floresta Vive, com exibição de filme

12/05/2023




Conhecer a história de figuras importantes que representam o patrimônio de uma cidade é algo que alimenta a cultura e proporciona grande satisfação, tornando-se mais envolvente ainda se ela é contada em forma de filme. Nesta sexta-feira (12), os alunos do 8º e 9º ano da Escola Municipal Augusto Severo tiveram uma manhã especial no auditório da Prefeitura de Parnamirim.

Eles participaram de um bate-papo, disseminando a história de Nísia Floresta, educadora e grande precursora da luta pelos direitos das mulheres e contra as injustiças do Brasil de sua época. Em seguida foi exibido o filme “Dionísia, Poema além da Floresta”, dando continuidade às atividades do projeto “Nísia Floresta Vive”, que está circulando em escolas públicas de 09 municípios, levando a história de uma das maiores escritoras brasileiras.

Além de Parnamirim e Nísia Floresta, berço da poetisa e onde iniciou-se e finalizará as ações, as cidades São José do Mipibu, Arês, Monte Alegre, Goianinha, Tibau do Sul, Macaíba e Vera Cruz também vão receber as atividades do projeto.

A produtora do projeto, Thalita Vaz, fala sobre o objetivo do evento destacando sua importância. “Nosso propósito é levar o filme que gravamos e lançamos no ano passado, para à escolas contando um pouco sobre o início da vida de Nísia e propondo uma conversa com os alunos para que conheçam melhor essa figura tão importante para a história do nosso estado e também do Brasil”, disse.

Para o diretor e roteirista do filme “Dionísia, Poema além da Floresta”, Nilson Eloy, é uma oportunidade que permite o verdadeiro conhecimento sobre ela. “As pessoas precisam conhecer melhor essa história e dismistificar alguns pensamentos errôneos que existem em relação Nísia, que teve uma participação forte na luta das mulheres diante da busca pelo seu espaço e proteção”, falou.

Nísia Floresta Brasileira Augusta

Foi a primeira educadora feminista do Brasil, com protagonismo nas letras, no jornalismo e nos movimentos sociais. Nascida dia 12 de outubro de 1810, na cidade de Papari, no Rio Grande do Norte, era filha de um português com uma brasileira e possuía três irmãos. O nome “Floresta” remetia ao grande pedaço de terra que a família Gonçalves Pinto possuía, “Brasileira” pelo orgulho de ser brasileira e “Augusta” em homenagem ao grande amor da sua vida.


Texto: Jean Xavier
Fotos: Ney Douglas




Escola Osmundo Farias promove Encontro com Escritora

11/05/2023





A Escola Municipal Osmundo Farias, em Passagem de Areia, promoveu nesta quarta-feira (10) o Encontro com a Escritora parnamirinense Ana Catarina, autora das obras “A saia do amor” e “Que nem passarinho”.

A iniciativa faz parte das atividades do Projeto Rio que Flui para o Mar da Leitura, da Secretaria Municipal de Educação (SEMEC) e teve como objetivo incentivar alunos ao prazer da leitura e contribuir com a qualidade de vida através do conhecimento e o acesso à literatura.

O evento teve início com o relato de experiência da mediadora de leitura da escola, Ana Cristina Carvalho, que falou sobre o seu primeiro contato com um escritor, em seguida teve início a entrevista com a escritora. Na ocasião, os alunos recitaram os poemas Viagem e Na Barra da Saia realizaram a apresentação da música Trem Bala.

Ana Catarina falou da importância daquele momento. “Sempre me emociono quando vejo uma escola incentivando os alunos às práticas literárias, proporcionando o contato deles com os livros e escritores. Parnamirim sempre se destaca como promotora da leitura do o Rio Grande do Norte”, declarou a escritora.

Texto: Juliana Grace
Fotos: Cedidas





Prefeitura realiza ciclo de formação sobre o programa Entrega Legal

 11/05/2023





A Prefeitura de Parnamirim, por meio das secretaria municipais de Assistência Social (Semas) e Saúde (Sesad) realizou, na manhã desta quinta-feira (11), a abertura do Ciclo de Formação sobre o Programa Entrega Legal. O evento, que reuniu autoridades Poder Judiciário, foi realizado no Fórum Municipal Tabelião Otávio Gomes de Castro, no bairro de Monte Castelo.

O Programa Entrega Legal tem por objetivo conscientizar a sociedade sobre a legalidade da entrega das crianças pelas mulheres à Justiça da Infância e da Juventude. O programa é apresentado enquanto proposta necessária à construção de um trabalho integrado, que possibilite a visibilidade e o acolhimento das mulheres gestantes, que apresentam o desejo de entregar seu bebê para adoção, após o nascimento. 

No município, a principal via de acesso ao programa é o Hospital Maternidade Divino Amor. As mulheres chegam na maternidade e expressam que não querem cuidar da criança. Lá, ela é atendida por uma equipe formada por assistentes sociais e psicólogos para fazer o atendimento e as orientações sobre de que forma ela pode fazer essa entrega legal. 

Além da maternidade, outras vias de acesso podem o ser os Cras ou os Creas do município, destacndo em especial o programa Família Acolhedora. Após a entrega, a criança é encaminhada para os cuidados da Vara da Infância   e juventude para, em seguida, ser encaminhada para adoção. 

Após a abertura de hoje, serão realizadas capacitações com profissionais ligados ao programa e demais instituições de acolhimento e direcionamento. As capacitações serão direcionadas para técnicos da maternidade, dos Cras, do Creas, educadores e aqueles profissionais que lidam diretamente com essas mulheres que pretendem entregar essas crianças para adoção.


Texto: Saulo de Castro 

Fotos: Ana Amaral






Parnamirim recebe, mais uma vez, o projeto Bibliosesc

10/05/2023





Ler é viajar sem sair do lugar, e melhor ainda quando os livros saem ao encontro dos leitores. Nesta quarta-feira (10), a Escola Municipal Presidente Arthur da Costa e Silva recebeu a visita do projeto Bibliosesc que está proporcionando uma experiência fantástica para os alunos envolvendo narração de histórias, empréstimo de livros e oficinas. Eles tiveram um dia repleto de leitura dentro do caminhão que é uma verdadeira biblioteca volante.

O projeto conta com a parceria do Rio de Leitura e iniciou com 3500 livros. Hoje as crianças têm acesso a mais de 5 mil exemplares. Durante a semana outras escolas também receberão a presença dessa caravana da leitura, dentre elas, a Escola Municipal Professora Francisca Avelino Batista, no bairro Parque de Exposições e Escola Municipal Professora Jacira Medeiros de Sousa Silva.

Para o mediador do Bibliosesc, Tazio Igor, é uma boa oportunidade de possibilitar o prazer da leitura através do empréstimo de livros. “O projeto tem essa ideia de levar a leitura até as crianças, indo há lugares que não possuem tanto acesso aos livros. Essa é a essência”, falou.

O processo de empréstimo dos exemplares é realizado de forma simples onde os leitores fazem a devolução após um mês. A mediadora da biblioteca, professora Regiane Fernandes, comenta sobre essa atividade de grande importância. “Foi fantástico poder receber o Bibliosesc. Apesar de nossa escola possuir uma biblioteca com um vasto número de livros, achei interessante poder oferecer a experiência da leitura móvel, algo bem diferente para os nossos alunos”, comentou.

O projeto está recebendo doações que deverão ser feitas por meio do SESC. Somente livros literários e que estiverem em boas condições serão aceitos.

Bibliosesc

Atua desde 2005 como um serviço de biblioteca itinerante, composto por unidades móveis instaladas em caminhões-baú com carroceria adaptada, que percorrem um roteiro de localidades pré-definido, com o objetivo primordial de formar leitores. O atendimento oferecido ao público é totalmente gratuito percorrendo diversos bairros da cidade. O Sesc acredita que a leitura abre as portas para um mundo mágico, cheio de possibilidades e auxilia no desenvolvimento de futuros cidadãos.


Texto: Jean Xavier
Foto: Ana Amaral




SEMEC realiza Encontro Pedagógico para Educação Infantil

10/05/2023



A Prefeitura de Parnamirim, através da Secretaria de Educação (SEMEC), realizou nesta quarta-feira (10), no auditório do Centro Administrativo, o Encontro Pedagógico com o tema “A natureza no brincar”. O evento faz parte da programação alusiva à Semana Mundial do Brincar 2023, comemorada oficialmente de 20 à 28 de maio.

Cerca de 60 diretores e coordenadores pedagógicos das 29 unidades de ensino infantil participaram da programação que iniciou com a leitura da poesia “Bernardo é quase uma árvore”, de Manoel de Barros, e da dinâmica “Caça de cores da natureza”, que além de abordar o reconhecimento das cores, também permite realizar desafios que incluem texturas, tamanhos e formas.

Na ocasião, as técnicas da Coordenadoria de Desenvolvimento da Educação Infantil (CODEI), Simone Leite e Joaueika Nunes, realizaram a apresentação da Semana do Brincar, em seguida, abordaram sobre o Sistema Integrado de Gestão da Eduação (SIGEDUC) e o Selo Unicef, finalizando o momento com esclarecimentos de dúvidas e sugestões.

De acordo com a secretária adjunta de Educação, Delmira Dalva, o Encontro é um momento muito relevante de formação e socialização de experiências, que poderão ser aplicadas nas atividades com as crianças. “Além disso, os gestores e coordenadores também estão aperfeiçoando algumas práticas que já realizam com os alunos”, esclareceu.


Texto e fotos: Juliana Grace





Parnamirim institui a Semana Municipal da Adoção

09/05/2023



O prefeito de Parnamirim, Rosano Taveira, sancionou nesta semana a Lei nº 2.391/2023, que instituiu na cidade a Semana Municipal da Adoção. O período alusivo ao tema foi incluído no Calendário Oficial e será comemorado anualmente na semana que antecede o dia 20 de maio, data destinada ao Dia Municipal da Adoção.

De acordo com a nova lei, a Semana Municipal da Adoção tem como objetivo a reflexão, mobilização, realização de campanhas de conscientização, sensibilização e publicidade acerca da temática da adoção. Para esse propósito, ocorrerão debates, palestras, caminhadas e quaisquer formas de promoção de iniciativas que deem visibilidade à matéria.

A cidade Trampolim da Vitória é berço de uma organização sem fins lucrativos que realiza um trabalho muito importante e pioneiro na área, o Grupo de Apoio à Adoção de Parnamirim (Abrace). Completando 4 anos de criação em outubro próximo, o Abrace surgiu em um cenário de escassez de informações sobre o tema da adoção no município. Desde então, o grupo auxilia não só quem quer adotar, mas também quem está trilhando o caminho de adaptação com as crianças recém chegadas nas famílias. 

Curiosidades sobre o processo de adoção

O ato de adotar uma criança, ou mesmo de entregar uma criança para adoção, sempre levanta muitas dúvidas em todos os setores da sociedade. São exemplos o fato de que pessoas solteiras e casais que já têm filhos poderem adotar uma criança; e o limite mínimo de 16 anos entre quem adota e quem vai ser adotado. Dada a complexidade de questões como essas, o intuito dos grupos de apoio à adoção é a formação de uma rede para compartilhar experiências e fortalecer as famílias, mesmo depois da adoção.

Algumas datas importantes

9 de novembro - Dia Mundial da Adoção;

25 de maio - Dia Nacional da Adoção; 

20 de maio - Dia Municipal da Adoção em Parnamirim, instituído pela Lei nº  1.814/2017; e

A mais recente conquista, a Semana Municipal da Adoção, comemorada anualmente na semana que antecede o dia 20 de maio.

Outros temas envolvidos com a temática da adoção

Pautas como planejamento familiar, diferenças de entrega legal e abandono de bebês e como a sociedade enxerga cada uma delas são sempre um desafio para os grupos de apoio à adoção. Na entrega legal, por exemplo, mulheres gestantes ou que acabaram de dar a luz têm o direito assegurado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente de realizar a entrega dos bebês para adoção. A lei institui que elas devem ser acompanhadas e encaminhadas à Justiça da Infância e da Juventude sem nenhum tipo de constrangimento. 

Caso Klara Castanho

A atriz brasileira, à época com 21 anos, revelou no ano passado que foi vítima de violência sexual e que engravidou em consequência do estupro. Mesmo amparada pelo direito de realizar o aborto legal (previsto para casos como o ocorrido), a jovem decidiu sustentar a gravidez até o parto e, posteriormente, realizar a entrega legal da criança para adoção. 

Em carta aberta, Klara disse não ter condições emocionais de dar amor, cuidado e tudo que a criança - fruto da violência - merece e tomou a atitude que considerou mais digna e humana, a entrega legal para adoção. 

Pensando em resguardar a vida e o futuro da criança, que, segundo ela, merece ser criada por uma família amorosa e devidamente habilitada à adoção, o desejo da atriz é que o caso sirva para que mulheres e meninas não se sintam culpadas ou envergonhadas pela violência que sofreram. “Entregar uma criança à adoção não é um crime, é um ato supremo de cuidado”, disse Castanho. 

Como adotar uma criança no Brasil

De acordo com a Corregedoria Nacional de Justiça, o processo é gratuito e deve ser iniciado na Vara da Infância e Juventude mais próxima. A idade mínima para se habilitar à adoção é 18 anos, independentemente do estado civil, desde que seja respeitada a diferença de 16 anos entre quem deseja adotar e a criança a ser acolhida.

Para quem decidiu adotar, primeiro é necessário procurar o Fórum ou a Vara da Infância e da Juventude e apresentar uma relação de documentos que será analisada pelo Ministério Público. O terceiro passo é a análise se o postulante à adoção pode vir a receber a criança/adolescente na condição de filho e a identificação do lugar que ela ocupará na dinâmica familiar, bem como a orientação dos postulantes sobre o processo adotivo. Os demais passos são os seguintes:

  • Participação em programa de preparação para adoção;

  • Análise do requerimento pela autoridade judiciária;

  • Ingresso no Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento;

  • Busca da família para a criança/adolescente pelo Sistema Nacional da Adoção;

  • Momento de construir novas relações (estágio de convivência com a criança ou adolescente);

  • Nasce uma nova família - sendo as condições favoráveis, o magistrado profere a sentença de adoção e determina a confecção do novo registro de nascimento, já com o sobrenome da nova família. Nesse momento, a criança/adolescente passa a ter todos os direitos de um filho.

Mudança de paradigmas e fortalecimento do Abrace Parnamirim

É fato que o tema da adoção e seus desdobramentos despertam muitas dúvidas. No entanto, a aprovação do instrumento legal no âmbito do município que instituiu a Semana Municipal da Adoção, o contato com a área - através do estudo - e com as famílias e histórias envolvidas pode ser um divisor de águas na forma de pensar de cada um. 

Foi assim com o fotojornalista e filmmaker Ney Douglas Marques. Profissional reconhecido tanto no Brasil quanto no exterior pela qualidade dos trabalhos de fotografia, Ney disse que tinha uma certa resistência quando ouvia falar no tema da entrega legal. “Não entrava na minha cabeça quando alguém mencionava a situação de uma mãe que queria entregar seu bebê para adoção por não ter condições de criá-lo. Podia ser problemas psicológicos, financeiros, vítima de violência… para mim, não fazia sentido”, disse.

Recentemente, Marques tornou-se voluntário do Abrace Parnamirim e disse que a convivência com o pessoal do grupo o fez refletir sobre a importância do ato de adotar uma criança ou adolescente. “Hoje eu considero um ato lindo, de muito amor, tanto para a família que deseja adotar um filho quanto para uma mãe desesperada que toma a decisão de entregar seu filho porque sabe que talvez não seja capaz de dar o amor que a criança precisa e merece”. Ele finaliza: “Existem muitas crianças sem família no mundo e muita gente disposta e que sonha todos os dias com o momento de adotá-las para dar amor, carinho e formar uma família”.

Atualmente, a mulher ou a família que sentir que precisa realizar a entrega legal pode ir a qualquer Unidade Básica de Saúde de Parnamirim, Hospital Maternidade do Divino Amor, Conselho Tutelar ou na própria Vara da Infância para comunicar que quer fazer a entrega legal da criança à adoção. A pessoa será acolhida por profissionais de psicologia, assistência social e toda uma rede disposta para guiá-la nos passos seguintes, explicando no que consiste a entrega legal, inclusive com assistência jurídica. 

Ações em Parnamirim

Em Parnamirim, as instituições integrantes da rede de atendimento às famílias envolvidas com a adoção e entrega legal, como secretarias de Saúde e Assistência Social, Promotoria e Vara da Infância e da Juventude estão preparando o lançamento de uma campanha sobre o tema para a próxima quinta-feira (11). A iniciativa vai marcar o início de uma série de capacitações para os profissionais parnamirinenses envolvidos no atendimento das famílias do município, desde os maqueiros, recepcionistas e auxiliares de serviços gerais, que geralmente têm o primeiro contato, até os médicos e especialistas. Todos precisam ser capacitados para receber famílias e crianças da forma mais acolhedora possível. 


Texto: Joel Câmara
Foto: Ney Douglas





Prefeitura realiza palestra sobre astronomia em parceria com o projeto Meninas no Espaço

09/05/2023





Considerada a mais antiga das ciências, a astronomia originou-se há milhares de anos com base na observação do comportamento dos astros e estrelas. O estudo do universo, suas galáxias e corpos celestes é algo que sempre encanta e desperta a curiosidade de todos.

Nesta segunda-feira (08), o auditório Clênio José foi palco de um momento especial para os alunos do 9º ano fundamental da Escola Municipal Ivanira Paizinho e 1º ano médio da Escola Municipal Antônio de Souza. Na ocasião o professor Sérgio Salmon e alunas bolsistas do projeto Meninas no Espaço ministraram a palestra com o tema Introdução à Astronomia.

O evento, realizado em parceria com a Prefeitura de Parnamirim, projeto Meninas no Espaço, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Agência Espacial Brasileira (AEB), possui o objetivo de permitir que o público saiba um pouco mais sobre os mistérios do universo e entenda como o conhecimento astronômico contribuiu para o desenvolvimento da humanidade.

Durante a apresentação, o professor Sérgio relacionou a astronomia com o cotidiano mostrando os últimos avanços tecnológicos. Ele destaca a importância do encontro e agradece à prefeitura pelo apoio e incentivo destinados aos alunos. “É uma oportunidade de mostrar os avanços tecnológicos que vem surgindo, como por exemplo os novos telescópios espaciais, utilizando sempre uma linguagem mais acessível para as pessoas facilitando assim, o entendimento do assunto. Agradeço à Prefeitura de Parnamirim por nos apoiar cedendo o espaço para a realização desse evento”, disse.

Projeto Meninas no Espaço

Coordenado pelo Departamento de Engenharia de Produção (DEP/UFRN), está sendo desenvolvido em 19 escolas públicas do Rio Grande do Norte, em 2023. A iniciativa conta com o apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento Humano (PNUD) e da Agência Espacial Brasileira (AEB). O objetivo é ampliar a participação e o interesse de meninas em áreas majoritariamente masculinas, como Engenharia e cursos nas áreas de Ciências Exatas.


Texto e foto: Jean Carlos





Professora Josefa é entrevistada por alunos da Escola Ivanira Paisinho

04/05/2023




Um forte clima de expectativa positiva preenche o interior da biblioteca da Escola Municipal Ivanira Paisinho, durante a tarde dessa quarta-feira (03). A concentração e o sorriso no rosto dos alunos do 9º ano “A”, deixa claro que faltam poucos minutos para o início daquela atividade tão aguardada por todos. O trabalho realizado pelos estudantes consiste em uma apresentação durante a aula da disciplina de Linguagens.

 No Ensino fundamental II, Durante o 9º ano, eles aprendem sobre o gênero discursivo entrevista. Nesse entendimento, a professora Morgana solicitou à turma que entrevistasse uma personalidade do município. A indicada foi a professora Josefa Paisinho, cunhada da saudosa Ivanira Paisinho e escolhida para ser a patronesse da biblioteca.  

Durante esse momento bastante produtivo e incentivador, conduzidos pela professora Morgana, os grupos tiveram a oportunidade de conversar e fazer perguntas, conhecendo um pouco da história de Josefa Paisinho, bem como sua trajetória e excelentes serviços prestados, cujos mesmos renderam ótimos frutos para Parnamirim.

Segundo a professora Morgana, o encontro é um exercício muito importante. “Esse tipo de atividade contribui para uma melhor assimilação do assunto ensinado, onde todos participam desenvolvendo, inclusive, a capacidade de comunicação.

A homenageada Josefa Paisinho fala sobre a satisfação de poder participar e agradece a oportunidade. “Sinto-me muito feliz. Agradeço a cada um de vocês pelo carinho e atenção. Estão todos de parabéns! Gostei da forma como foram feitas as perguntas e do envolvimento durante a entrevista”, disse.

Josefa Paisinho Dantas

Iniciou sua atividade profissional lecionando História. Em seguida, Educação Moral e Cívica e Organização Social e Política Brasileira (OSPB). Graduada pela UFRN, é reconhecida por ter preparado muitos jovens para o vestibular em diversos cursinhos de Parnamirim. Dirigiu diversas instituições de educação como, por exemplo, a 2ª Dired e exerceu as funções de secretária adjunta da Secretaria de Educação de Parnamirim e de presidente da Fundação Parnamirim de Cultura.


Texto: Jean Carlos
Fotos: Andrezza Barros






SEMAS publica processo seletivo para visitador do Programa Criança Feliz

02/05/2023




A Prefeitura Municipal de Parnamirim, por meio da Secretaria de Assistência Social SEMAS, torna público o processo seletivo simplificado que pretende realizar a contratação temporária para o cargo de visitador. Estão sendo disponibilizadas 30 vagas para o início dos trabalhos e outras 50 serão para cadastro reserva.

A seleção será constituída de análise documental, curricular e experiência profissional, onde será avaliado o perfil do candidato, bem como a habilidade e experiência em trabalho social, sendo estas de caráter classificatório e eliminatório, para o preenchimento do cargo.

Também será exigido o Ensino Médio Completo e experiência mínima de seis meses em Serviços, Programas e Projetos, na Área de Política de Assistência Social e no Programa Criança Feliz. A carga horária é de 40 horas semanais e a remuneração será o salário mínimo vigente.

Os candidatos poderão se inscrever via internet, a partir do dia 08 de maio até as 23h50 do dia 10. As inscrições que forem realizadas fora do prazo não serão aceitas.

Acesse o edital na página 33 do Diário Oficial de Parnamirim do dia 29 de abril de 2023, AQUI!

Clique AQUIpara efetuar a inscrição!

Texto: Jean Carlos





Parnamirim terá vasta programação esportiva neste fim de semana prolongado

28/04/2023



A cidade de Parnamirim terá um final de semana bem movimentado no cenário esportivo. A Secretaria de Esporte e Lazer (Sel) está promovendo, dando apoio ou auxiliando na realização de diversas competições em praticamente todas as regiões da cidade. O município terá disputas de futsal, fut 7, corridas, caratê, flag football, X2, dança e muito mais. Confira a programação:

Sexta-feira - 28/04/2023

Copa do Nordeste de Fut 7 - Arena Marrada.

Sábado - 29/04/2023

Circuito estadual de Karatê Esportivo - Ginásio de Nova Parnamirim (Jorge Tavares), a partir das 8h;

Campeonato do Nordeste de Flag Football - Estádio do Potiguar, a partir das 8h;

Praça do lazer - Ginásio de Liberdade, das 15h às 17h;

Campeonato de X2 Masculino e Feminino - Arena Vida Nova, a partir das 18h;

Dia internacional da Dança - Ginásio de Passagem de Areia, a partir das 18h;

Copa do Nordeste de Fut 7 - Arena Marrada.

Domingo - 30/04/2023

Campeonato do Nordeste de Flag Football - Estádio do Potiguar, a partir das 8h;

Circuito estadual de Karatê Esportivo - Ginásio de Nova Parnamirim (Jorge Tavares), a partir das 8h;

Torneio do Trabalhador de Futsal - Ginásio de Passagem de Areia, a partir das 8h;

Entrega de kits da Corrida do Trabalhador - Centro Cultural Trampolim da Vitória (CCTV), 9h às 17h;

Copa do Nordeste de Fut 7 - Arena Marrada.

Segunda-feira - 01/05/2023

Corrida do Trabalhador - Base Aérea, com largada às 7h30;

Torneio dos Trabalhadores de Fut6 - Condomínio Irmã Dulce, a partir das 7h30;

Torneio do Trabalhador - Praça Aluízio Alves no Parque Industrial, a partir das 8h;

Copa do Nordeste de Fut 7 - Arena Marrada.



Texto: Joel Câmara






Equipes do Programa Criança Feliz recebem treinamento sobre vacinação

 27/04/2023





As equipes do Programa Criança Feliz (PCF) de Parnamirim participaram nesta quinta-feira (27) da Capacitação sobre Cartão de Vacinação da Criança, realizada no Auditório do Centro Integrado de Saúde (CIS).

O treinamento foi promovido pela Prefeitura de Parnamirim, através das Secretarias Municipais de Saúde (SESAD) e de Assistência Social (SEMAS), e faz parte das iniciativas do Selo Unicef. O objetivo é capacitar os profissionais do PCF para conscientizar os pais ou responsáveis sobre a importância das vacinas para as crianças durante a primeira infância e aumentar a adesão vacinal no município.

Na ocasião, a enfermeira mestre, responsável pelo setor de imunização da Vigilância Sanitária, Nicelha Maria dos Santos, ministrou sobre como fazer a leitura da Carteira de Vacinação; importância de cada vacina.

 

Programa Criança Feliz

O Programa Federal Criança Feliz (PCF) em Parnamirim é realizado através da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS) e visa promover o desenvolvimento integral das crianças durante a primeira infância.

Atende gestantes; crianças de zero à três anos e suas famílias beneficiárias do Bolsa Família; e crianças até seis anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e estejam afastadas do convívio familiar, em uma unidade de acolhimento.

Em Parnamirim, o PCF funciona nas unidades dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) e as equipes visitam as famílias, realizando orientações e encaminhamentos para serviços de saúde, assistência social e educação, também ensinam aos pais algumas estratégias para estimular o desenvolvimento dos filhos.


Texto: Juliana Grace
Foto: Ney Douglas





Cras Vale do Sol realiza atividade de lavagem de mãos com adolescentes acompanhados

26/04/2023




O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Vale do Sol realizou na manhã da última terça-feira (25), uma diferente atividade com os jovens acompanhados pelo serviço: a ação de lavagem de mãos. A atividade faz parte das ações do Selo Unicef. 

 Durante a ação, os adolescentes participaram de uma dinâmica que abordava diversos passos para a higienização das mãos, após isso, os jovens puderam assistir uma peça teatral com personagens em fantoches, realizada pelo educador social presente. Durante a peça, os personagens abordaram de forma bastante engraçada as consequências de não lavar as mãos e o incentivo em mantê-las sempre limpas. Os adolescentes participaram e se divertiram durante toda a apresentação. 

 A coordenadora do CRAS Vale do Sol, Diana Trajano, explica a importância da conscientização sobre o tema. “A atividade planejada teve como objetivo abordar a higienização das mãos, além da limpeza e proteção contra doenças. Hoje, estamos realizando essa ação com nossos adolescentes. Com a pandemia houve a necessidade e o interesse em relação à lavagem das mãos. Agora eles já possuem uma consciência quanto ao assunto, já entendem, mas é importante resgatarmos as informações, até porque se trata da higiene pessoal, pois estamos expostos diariamente a doenças, vírus, bactérias, não apenas a Covid. Eles passaram por uma dinâmica em 10 passos, onde trabalhamos essa atividade”, disse. 

 Atualmente, o CRAS Vale do Sol possui mais de 5 mil famílias beneficiadas com suas ações e 250 famílias acompanhadas. O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) acompanha crianças e adolescentes cobrindo os bairros Vale do Sol e Nova Esperança. No Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), estão cadastradas 20 famílias, e o grupo de idosos também participa de diversas atividades. 


Texto: Cinthia Oliveira
Foto: Ana Amaral





Prefeitura realiza evento alusivo ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo

26/04/2023





A Prefeitura, por meio do Centro Especializado de Reabilitação (CER), realizou na manhã desta quarta-feira (26), um momento especial para familiares e pacientes com Transtorno do Espectro Autismo (TEA). A data é comemorada dia 2 de abril e tem como objetivo difundir informações, valorizar a importância do diagnóstico, além de conscientizar e mobilizar ações e atividades para o desenvolvimento dessas pessoas.

De acordo com Elizabeth Carrasco, secretária adjunta da Saúde, o CER é referência, no município, no tratamento da pessoa com Autismo. “Estamos cientes da nossa responsabilidade, es por este motivo buscamos sempre o melhor investimento para o atendimento dos nossos pacientes”, declarou.

De acordo Roberta Lamara, diretora-geral do CER, o evento teve como finalidade proporcionar às crianças e responsáveis um momento de inclusão social das pessoas com TEA. “Proporcionamos uma manhã com muita música, oficinas de artes, pintura e desenho, atividades lúdicas que auxiliam no desenvolvimento das crianças”, explicou.
 
Sílvia Barreto, diretora administrativa, explicou que as oficinas lúdicas foram elaboradas por profissionais especializados. “Contamos com uma equipe multidisciplinar, preparada para o acompanhamento e direcionamento adequado para este público”, disse.

O CER atende pacientes na faixa etária entre 0 e 100 anos. No caso do Autismo, 90 % do público atendido é de crianças. O local conta com especialistas nas áreas da Psicologia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Pedagogia e Psicopedagogia. A porta de entrada é através de encaminhamento feto pela Unidade Básica de Saúde (UBS) de cada bairro. 

O transtorno do espectro autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interação social, padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados, podendo apresentar um repertório restrito de interesses e atividades. 

O Centro Especializado de Reabilitação (CER) funciona no bairro de Vida Nova, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30.


Texto: Saulo de Castro

Fotos: Ana Amaral




 SME promove formação de diretores e apresenta projeto Escola de Paz

 25/04/2023



Falar em educação, na perspectiva de modelar um projeto que permita às nossas crianças e adolescentes a construção de um futuro trilhado pelo sucesso, baseado no contexto da paz nas escolas, é um grande desafio para os gestores, principalmente nos dias de hoje.

Nesse entendimento, a Prefeitura de Parnamirim, através da Secretaria Municipal de Educação (SME) e de suas respectivas coordenadorias, em parceria com as unidades escolares, comunidades, força de seguranças e demais envolvidos, promove a formação de diretores escolares para ampliar discussões em torno da temática paz nas escolas.

O encontro foi realizado nesta terça-feira (25), no auditório Clênio José, onde foi apresentado o projeto educativo “Escola de Paz”, que possui o objetivo de promover na escola e na comunidade, o sentimento de valorização do ser humano, do exercício do respeito e da tolerância. O tema pretende conscientizar a todos que os princípios da não violência devem regular os nossos posicionamentos, palavras e julgamentos.

Na abertura do evento a secretária adjunta pedagógica de educação municipal, Delmira Dalva conversou com todos e em seguida o cantor Marco Rodrigues, interpretou a canção “Paz pela Paz” de Nando Cordel, durante o momento cultural. Em seguida o público participiu de palestras e de uma dinâmica com o tema "O Garoto chamado amor".

O secretário de educação, Gildásio Figueiredo, fez o encerramento e falou sobre a importância do projeto. “Sabemos que em um ambiente escolar sempre existiu a preocupação com a violência, principalmente em relação aos fatores externos que chegam dentro das escolas como estamos vendo nos dias de hoje. É importante que todos estejam empenhados nesse projeto, unindo forças e acreditando em dias melhores e mais seguros para os nossos alunos”.

Socialização de vivências (palestras)

1. Projeto escola de Paz

  • Mônica Rodrigues - diretora pedagógica

  • Edilberto Cleuton - diretor administrativo e financeiro

  • Escola Municipal Jacira Medeiros

 

2. A paz pede parceiros

  • Ana Lúcia - diretora pedagógica

  • Alexandra Barbalho - diretora administrativo e financeiro

  • CMEI Maria do Socorro


Texto: Jean Xavier
Foto: Ney Douglas




 Prefeitura institui a Semana Municipal de Conscientização sobre TDAH

 20/04/2023



A Prefeitura de Parnamirim instituiu, através do Diário Oficial nº 3918 deste mês, a Semana Municipal de Conscientização sobre o Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH).

O evento ocorrerá sempre na primeira semana de agosto e passa a fazer parte do calendário oficial de eventos no município. O objetivo é promover a conscientização sobre a importância do diagnóstico e tratamento precoces em indivíduos com TDAH.

Durante a Semana de Conscientização vão ocorrer ações como reuniões, palestras, cursos, oficinas, seminários, entre outras iniciativas voltadas para o tema principal. O TDAH é um transtorno neurobiológico de causas genéticas, caracterizado por sintomas como falta de atenção, inquietação e impulsividade. Aparece na infância e pode acompanhar o indivíduo por toda a vida.


Texto: Juliana Grace





Abertas as inscrições para a eleição de conselheiros tutelares de Parnamirim

20/04/2023



O período de inscrições para os cidadãos que aspiram ser conselheiros tutelares de Parnamirim inicia nesta quinta-feira (20) e vai até as 14h do dia 5 de maio. São cinco vagas para cada um dos dois conselhos, dos quais os eleitos serão encarregados de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente no município.

Para efetuar a inscrição, o interessado deverá acessar o endereço eletrônico https://conselho.parnamirim.rn.gov.br/#/, preencher o requerimento de inscrição e enviá-lo de acordo com as instruções, junto aos documentos necessários, que devem ser anexados em PDF.

Entre os requisitos exigidos estão: Reconhecida idoneidade moral, atestada por duas pessoas alistadas eleitoralmente no município ou área de jurisdição do respectivo Conselho Tutelar; Idade superior a 21 anos no ato da inscrição; Residência e domicílio eleitoral em Parnamirim; e não possuir antecedentes criminais e cíveis na Justiça Estadual e na Justiça Federal.

Além disso, é necessário experiência comprovada de atuação na área da infância e juventude, de no mínimo, 01 ano no município; Solicitação da candidatura individual, não sendo admitida a composição de chapas; Possuir ensino médio completo, concluído até a data da inscrição; Disponibilidade para exercer a função pública de conselheiro tutelar com dedicação exclusiva; e ainda aprovação em prova de conhecimentos específico.

O pleito eleitoral diz respeito aos membros dos Conselhos Tutelares I e II que atuarão no quadriênio 2024 - 2028.


Texto: Joel Câmara




Prefeitura de Parnamirim e Senac disponibilizam vagas em curso de Operador de Computador

19/04/2023



A parceria entre Prefeitura de Parnamirim, por meio da Coordenadoria do Trabalho da Secretaria de Assistência Social, e o Senac/RN é longa e está trazendo mais uma oportunidade de capacitação à população parnamirinense. Abrindo o circuito de cursos de qualificação e aperfeiçoamento profissional, estão sendo oferecidas 15 vagas para o curso de Operador de Computador.

As aulas se darão de forma presencial, no turno da tarde, das 13h às 17h, na Escola Municipal Ivanira Paisinho. O curso é voltado à população em geral, com no mínimo 15 anos de idade e com ensino fundamental completo (5º ano). As inscrições serão realizadas na próxima segunda-feira (24), na Coordenadoria do Trabalho - Rua Tenente Osório, 216, Santos Reis, no antigo prédio do Conselho Tutelar - a partir das 7h30, até que as vagas sejam preenchidas. Serão 196h de curso com quase 3 meses de duração.

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA:

  • RG;

  • CPF;

  • Comprovante de escolaridade; e

  • Comprovante de residência de Parnamirim.


Texto: Joel Câmara




Escola Osmundo Farias comemora Dia Nacional do Livro Infantil

18/04/2023



A Escola Municipal Osmundo Farias, em Passagem de Areia, comemorou nesta terça-feira (18) o Dia Nacional do Livro Infantil. O evento é realizado pela Prefeitura de Parnamirim, através da Secretaria de Educação, e faz parte da programação da Semana do Livro idealizada pelo Projeto Rio de Leitura.

A programação teve como tema “Momento Leitura e Gostosuras” e envolveu todos os alunos da escola. Pela manhã, após o momento de abertura, a mediadora de leitura da escola abordou sobre a importância da mediação literária, em seguida, iniciou a dramatização denominada “Leitura no colo”, que mostra a importância dos pais ou responsáveis lerem para seus filhos antes de dormir.

Também ocorreu entrevista com o presidente da Câmara dos Vereadores, Wolney França, sobre a sua experiência como leitor; contação de histórias; doação de livros; sorteio de gibis e o varal de leitura na biblioteca escolar.

 

Dia Nacional do Livro

O Dia Nacional do Livro Infantil é a data escolhida para celebrar a literatura infantil nacional. Isso porque, nesse dia, em 1882, nascia o escritor Monteiro Lobato, considerado o pai da literatura infantil brasileira. Este dia foi criado para incentivar as pessoas, principalmente crianças e jovens, ao prazer pela leitura literária.


Texto: Juliana Grace    
Foto: Ney Douglas





Parnamirim tem o seu dia D de Vacinação

15/04/2023




Desde que Brasil é Brasil a vacinação faz parte da vida de todos os cidadãos brasileiros. Somos sempre exemplo para o mundo quando a questão é imunização de diversas doenças que são evitadas através da vacinação consciente.

E, neste sábado (15), mais uma vez a população parnamirinense teve a oportunidade de participar de mais um dia D de multivacinação,  onde foram aplicadas as doses da Influenza, Bivalente e Febre Amarela para deixar a carteirinha de vacinação em dia.

Pela manhã a maiorias das salas de vacinas se encontrava cheia, demostrando mais uma vez o sucesso da vacinação no nosso município.

E a coordenadora de Vigilância Epidemiológica  Thulianne Lopes lembra para aqueles que estão com as suas vacinas atrasadas que procurem as UBSs mais próximas da sua casa porque vacinas salvam vidas.


Texto e foto: Marciano Costa






Prefeitura reúne Sesdem e SME para discutir segurança nas escolas do município

15/04/2023





Muito se pergunta sobre as atribuições da Guarda Municipal. Vai muito além de somente proteger o patrimônio público. Ela também pode formar cidadãos. Exemplo disso é o projeto Ronda Escolar, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Segurança (Sesdem) e que atua na prevenção dos crimes contra o patrimônio público e o cidadão. 

Para debater as questões de segurança, a Sesdem, se reuniu na manhã desta sexta-feira (14), com gestores, professores e representantes das escolas municipais para identificar problemas e traçar estratégias de combate a atos de vandalismo, furtos, arrombamentos, violência e outros delitos que ocorram nesses ambientes. 

A Ronda de Proteção Escolar já existe há 6 meses. É um serviço de segurança preventiva e educativa aos alunos, gestores e educadores das escolas públicas. Parnamirim conta hoje, com 67 escolas municipais. O projeto nasceu não só para cuidar das instituições, mas, também, auxiliar na formação e evolução das crianças e adolescentes, no sentido de levar o bom exemplo do que é servir e proteger o cidadão. 

Além de demonstrar como este trabalho é desenvolvido, os agentes alertam sobre os malefícios de entorpecentes e riscos de seguir um caminho fora do que é legal e correto. O projeto foi intensificado após os atentados, com visitações às escolas diariamente.

“A questão da abordagem dos policiais com os menores permite mostrar que esses agentes são amigos e que fazem parte do dia a dia do aluno e de suas famílias”, destacou Marcondes Pinheiro, secretário municipal de segurança. 

Para o guarda municipal Ronaldo Moreira, o projeto é importante pois permite lidar com a formação da base da sociedade e do caráter das crianças e do adolescente, podendo ainda ajudar na conscientização de pais e professores. “É um projeto que nasceu com o objetivo de proporcionar segurança às unidades escolares, porém agente consegue também colocar, em prática, funções sociais. É gratificante porque eu sinto que posso contribuir na base da sociedade”, destacou.

A Guarda Municipal conta com 102 agentes, 10 carros e 10 motos. A partir agora, os gestores terão um canal aberto com essas equipes de segurança, que estão atentas a qualquer chamado.

Texto: Andrezza Barros e Saulo de Castro

Fotos: Ana Amaral





Jovens tem até dia 24 para se inscrever em cursos profissionalizantes

 14/04/2023




Até o próximo dia 24, estarão abertas as inscrições para diversos cursos de extensão na área de tecnologia e inovação que serão ministradas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) – Campus Parnamirim.

Os cursos fazem parte do Projeto 4.0 e tem o objetivo de reduzir o desemprego de jovens através da capacitação em tecnologia e inovação para facilitar sua inserção no mundo do trabalho. Ao todo, serão disponibilizados sete cursos de 20h ofertados de forma gratuita para jovens de 15 a 29 anos.

A seleção de participantes para as turmas de 20 estudantes será feita por ordem de inscrição com cadastro de reserva para completar o número de inscrito. O início das aulas está agendado para 02 de maio.

 

Inscrições

Os interessados em participar do projeto deverão passar por duas etapas: a etapa on-line, ocorrerá por meio de preenchimento do formulário de inscrições até o próximo dia 24 ou enquanto não forem preenchidas as vagas. O aluno poderá realizar a pré-inscrição em mais de um curso, observando apenas os horários e dias de oferta. Importante destacar que esta pré-inscrição não garante a vaga.

A etapa presencial, confirmará a inscrição realizada na etapa anterior, e ocorrerá apenas no dia 25 de abril. Para isto, o aluno deverá comparecer ao Campus Parnamirim, portando documento oficial com foto, para conferência e confirmação dos dados, no período matutino (8h às 12h) e vespertino (14h às 18h).

Após estas etapas, caso não ocorra o preenchimento das vagas disponibilizadas nos cursos ofertados, os alunos constantes no cadastro de reserva serão convocados via e-mail, para comparecem ao campus, com o objetivo de cumprirem a segunda etapa. Os alunos convocados nesta segunda chamada, deverão comparecer ao campus, no dia 26/04/2023.

Estudantes com interesse em participar das capacitações poderão escolher entre as opções abaixo e acessar o site do IFRN para realizar inscrições:

 

Automação na indústria 4.0 com CLP (Seg/Ter - 8h às 12h)

IoT – Internet of Things - Internet das Coisas (Ter - 7h -12h)

Desenho de produtos para Manufatura Aditiva (Qui - 13h -18h)

Profissional 4.0

As aulas vão ocorrer pela manhã e à tarde:

Turma 1 - Manhã (Seg/Qua - 9h - 12h)

Turma 2 - Tarde (Ter/Qui - 14h 30 - 17h 30)

Introdução à Programação Web (Ter/Qua/Qui) nos horários Ter (8h -12h) e Qua e Qui (9h - 12h)

Programação Móvel (Ter/Qui) nos horários Ter (13h - 16h 20) e Qui (14h 50 - 17h 50)

Tecnologias de Comunicação para Internet das Coisas para Cenários Industriais (Qui/Sex - 7h -10h 20)


Texto: Juliana Grace





Praças e quadras esportivas passarão por manutenção e reformas no município

13/04/2023



Por determinação do chefe do Poder Executivo, o Secretário Chefe do Gabinete Civil, da Prefeitura de Parnamirim, Homero Grec, reuniu na manhã desta quarta-feira (12), os secretários de Planejamento e Finanças (Seplaf), Educação (SME), Esportes e Lazer (Sel), Obras (Semop), Serviços Urbanos (Semsur) e Meio Ambiente (Semur) para discutir as demandas referentes à manutenção, reforma/ampliação e construção de praças, quadras e ginásios do município. 

O Município de Parnamirim possui 42 praças, 34 quadras em vias públicas, 29 quadras nas escolas municipais e 5 ginásios esportivos.

A reunião teve como objetivos: levantamento da situação atual dos equipamentos públicos, processos licitatórios em curso, definição de prioridades, abertura de novos processos administrativos, estabelecimento de cronogramas e de reuniões periódicas mensais de avaliação com as secretarias envolvidas.

De acordo com Homero Grec, a reunião foi extremamente positiva, onde de forma integrada, serão realizados os meios necessários para a execução de todos os serviços. Caberá a Semsur a manutenção/recuperação das praças a SME, a manutenção/recuperação das demais quadras, reforma/ampliação de algumas praças, manutenção/recuperação dos ginásios de Emaús e Nova Parnamirim e construção de novas praças.

Além das reformas de manutenções, estão previstas ainda a construção de um parque esportivo no Centro da cidade, o calçadão da Toca da Raposa, duas praças no bairro de Bela Parnamirim e uma em Nova Parnamirim, a urbanização do entorno do Parque das Orquídeas, a praça da igreja de Pium e a praça Hélio Galvão, que já está em andamento no bairro Vale do Sol.

Finalizando, o secretário pontuou que ficou estabelecido prazos e cronograma para cada Secretaria,  objetivando a plena execução dos serviços no decorrer do presente ano, bem como ficou definida uma nova reunião de ponto de controle a ser realizada em 10 de maio.  

Texto: Saulo de Castro

Fotos: Ney Douglas






Prefeitura realiza reunião do Selo Unicef

10/04/2023




A Comissão Intersetorial do Selo Unicef, edição 2021 à 2024, se reuniu nesta segunda-feira (10) na sala de reuniões do Centro Administrativo para discutir sobre ações e prazos para efetivação dos resultados sistêmicos.

Na ocasião, estavam presentes a articuladora do Selo Unicef, Alda Lêda Taveira, e representantes de diversas secretarias municipais. A reunião foi uma oportunidade de rever as conquistas alcançadas e os desafios que ainda precisam ser vencidos pelo município.

Durante o Encontro foi discutido sobre os resultados esperados até o mês de junho, relacionados com os temas de Desenvolvimento infantil na primeira infância; e Educação de qualidade para todos (Busca Ativa Escolar e enfrentamento da Cultura do Fracasso Escolar)

Também foram tratados sobre Hábitos de higiene e acesso à água e saneamento; e Prevenção e respostas às violências contra crianças e adolescentes. A próxima reunião já está definida para o dia oito de maio.


Texto e fotos: Juliana Grace




Educação promove I Reunião com Mediadores de Leitura de 2023

10/04/2023





A Prefeitura de Parnamirim, através da Secretaria de Educação (SME), realizou nesta segunda-feira (10), no Auditório do Centro Administrativo, a I Reunião com Mediadores de Leitura de 2023, que teve o objetivo de apresentar a proposta de trabalho para este ano.

Na ocasião, a secretária adjunta de Educação, Delmira Dalva, falou da importância da proposta que visa contribuir para redução do deficit na aprendizagem das crianças e adolescentes, resultante do longo período da pandemia da Covid-19 e mudança da carga horária. Também estavam presentes os coordenadores da Educação Básica, Francisco Neto, e do Projeto Rio de Leitura, Angélica Vitalino.

Além dos mediadores, participaram do evento os coordenadores e diretores pedagógicos de todas unidades de ensino municipais. A assessora do Projeto Rio de Leitura, Graça Santos, apresentou a proposta, que orienta mediadores de leitura a trabalharem em parceria com o professor titular da sala de aula.

Também foi abordado sobre a importância dos docentes garantirem a continuidade dos Projetos de Leitura até os anos finais do ensino fundamental e realizarem a recomposição das aprendizagens nas turmas de 6º ao 9º ano com alunos que apresentem dificuldades de leitura, escrita, compreensão e produção de textos.

Graça Santos, também tratou sobre a participação dos gestores das unidades escolares garantindo que o projeto seja executado com eficiência, respeitando a carga horária dos profissionais envolvidos.


Texto: Juliana Grace
Foto: Marciano Costa




COMDICA abre inscrições para eleição de conselheiros tutelares

04/04/2023



A Secretaria de Assistência Social (SEMAS), através do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA), publicou nesta semana, no Diário Oficial, o edital para eleição dos membros dos Conselhos Tutelares I e II, que atuarão de 2024 à 2028.

O período de inscrições e entrega da documentação iniciam no próximo dia 20 e encerra no dia 5 de maio. Ao todo, são disponibilizadas cinco vagas para cada Conselho e os membros eleitos serão encarregados de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente.

As inscrições serão de forma presencial na sede do COMDICA, localizada na Rua Doutor Carlos Matheus,1454, Centro, das 7h30 às 14h. Entre os requisitos exigidos estão: Reconhecida idoneidade moral, atestada por duas pessoas alistadas eleitoralmente no município ou área de jurisdição do respectivo Conselho Tutelar; Idade superior a 21 anos no ato da inscrição; Residência e domicílio eleitoral em Parnamirim; e não possuir antecedentes criminais e cíveis na Justiça Estadual e na Justiça Federal.

Além disso, é necessário experiência comprovada de atuação na área da infância e juventude, de no mínimo, 01 ano no município; Solicitação da candidatura individual, não sendo admitida a composição de chapas; Possuir ensino médio completo, concluído até a data da inscrição; Disponibilidade para exercer a função pública de conselheiro tutelar com dedicação exclusiva; e ainda aprovação em prova de conhecimentos específico.

 

Confira as etapas do processo de escolha:

- Inscrições e entrega de documentos no período de 20/04/2023 a 05/05/2023;

- Publicação da relação dos candidatos inscritos: até 11/05/2023;

- Prazo para impugnação de candidatura: 12/05/2023 a 18/05/2023;

- Apresentação de defesa pelo candidato impugnado: 24/05/2023 a 30/05/2023;

- Julgamento de eventuais impugnações: até 06/06/2023;

- Publicação da lista preliminar de candidaturas habilitadas: até07/06/2019

- Recursos para o COMDICA: 08/06/2023 a 09/06/2023;

- Publicação da relação definitiva das candidaturas deferidas, inclusive com o julgamento de eventual recurso pelo COMDICA: 15/06/2023;

- Exame de conhecimento específico com caráter eliminatório, contendo 20(vinte) questões de caráter objetivo, sobre a Lei Federal 8.069/90 (ECA), considerando-se apto o candidato que acertar no mínimo 50% da prova: 23/07/2023;

- Prazo para publicação do gabarito e relação dos aprovados: 26/07/2023;

- Prazo para recurso: 27/07/2023 a 02/08/2023;

- Publicação da relação dos candidatos habilitados e do resultado dos recursos: 10/08/2023;

- Reunião para conhecimento formal das regras do processo de escolha: até 14/08/2023;

- Prazo para envio dos dados dos candidatos habilitados ao CONSEC (utilizando os formulários disponibilizados pelo TRE) para inseminação das urnas eletrônicas pelo Tribunal Regional Eleitoral: até 21/08/2023;

- Reunião para seleção dos locais de votação: data a ser definida e amplamente divulgada posteriormente;

- Período da campanha eleitoral:15/08/2023 até 29/09/2023.


Texto: Juliana Grace





Escola Ivanira Paizinho promove Sarau Poético

31/03/2023




A Escola Municipal Ivanira Paizinho, na Cohabinal, realizou nesta quinta-feira (30) o Sarau Poético alusivo ao Dia da Poesia, comemorado oficialmente no dia 14 de março. O evento teve como tema “Poesia para celebrar, amor para recitar” e contou com a presença do escritor, poeta e cordelista Francisco Martins Neto, mais conhecido como Mané Beradeiro.

O Sarau envolveu alunos do 6º ao 9º anos e teve o objetivo de despertar nos alunos o prazer pela leitura, principalmente pela poesia. Na ocasião, os alunos recitaram diversos poemas, baseado na obra “Comigo e meus vazios”, de autoria de Sérgio Santos, escritor e professor de Língua Portuguesa da própria escola.

Além disso, a aluna do 8º ano C, Ana Clara Félix, recitou o poema de sua própria autoria “Perdida de Mim”. Enquanto o cordelista Mané Beradeiro, recitou poemas e cordéis de sua autoria. O escritor é membro da Sociedade dos Poetas Vivos, da Academia Norte-Riograndense de Literatura de Cordel e da Academia Cearamirense de Letras e Artes. Entre 2008 e 2019 desenvolveu na rede estadual de ensino o projeto "Momento do livro", com aulas lúdicas com fantoches.

De acordo com a coordenadora da escola, Arethusa Pereira, a comemoração ao Dia da Poesia foi uma ótima oportunidade de despertar os alunos para esta tipologia textual, pouco consultada na atualidade.

O professor Sérgio e a mediadora de leitura Rose Marques falaram da importância do evento. “O tema foi trabalhado em sala de aula e percebemos o envolvimento dos estudantes. Aumentaram as visitas à biblioteca escolar e também foi possível descobrir novos talentos, como Ana Clara que escreveu sua própria poesia”, afirmaram.


Texto: Juliana Grace    
Foto: Ana Amaral




SEL retoma aulas esportivas e segue com inscrições abertas

29/03/2023




A Prefeitura Municipal de Parnamirim, através da Secretaria de Esporte e Lazer (SEL), comunica que estão abertas as inscrições para a Escola Municipal de Esporte de Parnamirim (EMEP). A oportunidade é para crianças e adolescentes do município que estão na faixa etária de 7 a 17 anos.

As aulas no polo Liberdade ocorrem no ginásio com as modalidades de futsal e vôlei, realizadas todas as terças-feiras e quintas-feiras durante o horário da manhã e à tarde. Já o polo potiguar, no centro, oferece o futebol de campo funcionando nas segundas-feiras e quartas-feiras, também nos dois turnos. O ginásio de Nova Parnamirim oferta aulas de vôlei, no turno da tarde nas segundas e quartas.

A partir da próxima semana, terão início aulas do polo Pium, na segunda-feira (03); polo Emaús na quinta-feira (06); e na pracinha da cultura Vida Nova até o final de abril. Todas com as modalidades de futsal e vólei.

As inscrições estão sendo realizadas no novo endereço da SEL, na rua Edgar Dantas, 732, bairro Santos Reis, no horário das 8h às 12h e das 13h às 17h e no próprio ginásio onde ocorrem as aulas.

Documentação necessária para inscrição:

Duas fotos 3x4
Declaração escolar
Comprovante de residência
CPF ou RG do responsável
RG ou certidão de nascimento da criança.


Texto: Jean Xavier
Foto: Ney Douglas





Prefeitura dá continuidade à Campanha Leão Cidadão

23/03/2023



A Campanha Leão Cidadão 2023 continua em Parnamirim. A iniciativa é da Prefeitura, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA) e do Ministério Público municipal e tem o objetivo de incentivar a população a destinar de 3% do seu imposto de renda ao Fundo da Infância e Adolescência (FIA).

O FIA é um fundo especial que tem como finalidade captar e aplicar recursos destinados às ações de proteção, promoção e defesa dos direitos da criança e do adolescente, por meio de projetos especiais prioritários deliberados pelo Comdica.

A aplicação dos recursos é acompanhada e fiscalizada diretamente pelo Ministério Público municipal. Podem fazer a destinação do imposto devido, pessoas físicas que entregam a declaração de imposto de renda pelo modelo completo, adotando as deduções legais e que apurem imposto a pagar ou tenham direito à restituição.

O Contribuinte não pagará mais imposto nem terá sua restituição diminuída. Ele apenas permitirá que parte do seu imposto devido seja destinada para um Fundo, em lugar de ir para o Tesouro Nacional.

“A ideia é mobilizar a sociedade e mostrar que as pessoas podem ser parceiras nessa causa, ajudando crianças e adolescentes da nossa cidade. Não se trata de pagamento, mas de dedução”, explicou o prefeito Rosano Taveira.



Texto: Juliana Grace





Prefeitura de Parnamirim alerta a população para o combate ao mosquito Aedes aegypti

15/03/2023




Eita musquitinho danado , opa !opa !  Hummm matei.  Mas será que ele picou alguém? Gente, tudo isso para chamar a sua atenção para um assunto muito sério sobre o mosquito Aedes aegypti que transmite doenças como Dengue, Chikungunya, Zica e Febre Amarela Urbana. 

O coordenador de Vigilância  em Saúde  Ambiental , Diego Dione Silva, falou da importância do trabalho desenvolvido no combate às arboviroses, principalmente nesse período chuvoso nos meses de abril a junho. Pediu para a população tomar cuidado com os quintais, vasos de plantas aquáticas, caixas d’água que dever se manter fechadas e não jogar lixo em terrenos baldios, pois até uma tampinha de garrafa se transforma em um criadouro. 

Ele falou que o trabalho é feito de casa em casa todos os dias, como um trabalho de pesquisa para encontrar larvas e, se necessário, fazem o tratamento e a eliminação de depósitos que acumulem água. No final da visita faz um trabalho de conscientização com os moradores. 

Os trabalhos são desenvolvidos e feitos com as ouvitrampas, espécie de armadilhas que auxiliam no combate ao mosquito Aedes aegypti, a partir dai se faz o cruzamento dos dados entomológico que são o estudo dos insetos e depois desses dados dá para ver como está a proliferação do vetor. Obtém ainda os dados epidemiológicos sobre a doença em casos de humanos. A partir dai são feitos os direcionamentos das ações para ver como está o caso no bairro e ver a incidência da doença na população local para tomar as medidas cabíveis de combate à proliferação. 

Em seguida quando chega a notificação do paciente a equipe entra em campo com o serviço de UBV portátil para fazer uma pulverização cerca de 150 metros ao redor do endereço indicado para a eliminação do vetor.

Vale também destacar o trabalho feito pela equipe de educação que está fazendo palestras em escolas, UBSs, empresas, conselhos comunitários, dentre outros. E, que o combate ao mosquito Aedes aegypti é um dever de todos. 

Para denúncias a Vigilância Ambiental atende pelos números 84 9 8893 7888.


Texto: José Marciano




Programa Aluno Presente combate abandono escolar na rede municipal de ensino

13/03/2023




Com o objetivo de combater a evasão escolar, garantindo às crianças da rede municipal uma permanência de qualidade, a Prefeitura de Parnamirim, através da Secretaria de Educação (SME), conta com o Programa Aluno Presente.

A iniciativa tem a parceria do Conselho Tutelar e do Ministério Público e tem apresentado resultados positivos. De acordo com informações da coordenadora do Programa, Fátima Reis, o programa tem apresentado resultados muito positivos, conforme mostrou os dados do IBGE, que de 2019 à 2020, a taxa de abandono escolar reduziu de 298 alunos para 26.

Além da equipe pedagógica, o programa conta com assistente social, psicólogo e acompanha as 44 escolas e os níveis 5 e 6 dos 29 Centros Infantis. São avaliados os dados e motivos da infrequência dos alunos; sugestão de alternativas que intensifiquem ações de resgate dos estudantes.

Palestras com temas relacionados à conscientização e responsabilidade mutuas entre família e escola, visita de orientação técnica à unidade de ensino e busca ativo aos alunos, também fazem parte das ações do “Aluno Presente”.

As ações iniciam em sala de aula, quando o professor observa a situação de infrequência do aluno, se a coordenação, direção e o conselho escolar não resolverem, o caso é encaminhado à equipe do Programa Aluno Presente. Caso o problema apresente maior complexidade e não seja resolvido, será encaminhado ao Conselho Tutelar e por último ao Ministério Público.


Texto: Juliana Grace
Foto: Ney Douglas




Parnamirim: Programa Tempo de Aprender é retomado nas escolas

 07/03/2023



Gestores, assistentes e coordenadores pedagógicos de escolas do município se reuniram, nesta terça (07), no auditório Vereador Clênio José, para a retomada oficial do Tempo de Aprender, um projeto criado pelo Ministério da Educação (MEC), que possui como principal objetivo melhorar a qualidade da alfabetização em todas as escolas públicas do país.

O programa é específico para alunos do 1º e 2º ano e é válido por oito meses. Durante o processo, o assistente de alfabetização permanece junto com o professor titular na sala de aula fornecendo o suporte pedagógico necessário. Dessa forma, é disponibilizado todo o material didático para que o alfabetizador desenvolva um trabalho eficiente com a criança.

O coordenador municipal do projeto, Marco Rodrigues, fala sobre a importância dessa prática para os alunos beneficiados. “Com essas atividades é possível somar e contribuir para a valorização dos alunos. A primeira participação do município foi no ano passado. Agora estamos dando continuidade, e hoje está sendo o ponta pé de retomada”, afirmou.

Segundo o portal da Política Nacional de Alfabetização (PNA), o programa Tempo de Aprender propõe ações estruturadas em quatro eixos: formação continuada de profissionais da alfabetização; apoio pedagógico e gerencial, aprimoramento das avaliações e valorização dos profissionais envolvidos.

Para mais informações acesse o site da PNA aqui!


Texto e foto: Jean Xavier





Campanha Leão Cidadão 2023 inicia nesta quarta (1º)

28/02/2023



A Prefeitura de Parnamirim, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA) e o Ministério Público de Parnamirim vão lançar na próxima quarta-feira (1º) a Campanha Leão Cidadão 2023.

O objetivo é incentivar a população a destinar de 3% do seu imposto de renda ao Fundo da Infância e Adolescência (FIA). O FIA é um fundo especial que tem como finalidade captar e aplicar recursos destinados às ações de proteção, promoção e defesa dos direitos da criança e do adolescente, por meio de projetos especiais prioritários deliberados pelo Comdica.

A aplicação dos recursos é acompanhada e fiscalizada diretamente pelo Ministério Público municipal. Podem fazer a destinação do imposto devido, pessoas físicas que entregam a declaração de imposto de renda pelo modelo completo, adotando as deduções legais e que apurem imposto a pagar ou tenham direito à restituição.

O Contribuinte não pagará mais imposto nem terá sua restituição diminuída. Ele apenas permitirá que parte do seu imposto devido seja destinada para um Fundo, em lugar de ir para o Tesouro Nacional.

“A ideia é mobilizar a sociedade e mostrar que as pessoas podem ser parceiras nessa causa, ajudando crianças e adolescentes da nossa cidade. Não se trata de pagamento, mas de dedução”, explicou o prefeito Rosano Taveira.


Texto: Juliana Grace





Banco de Leite necessita de doadoras

28/02/2023




O Banco de Leite Humano, do Hospital Maternidade Divino Amor (HMDA), está necessitando de mais doadoras. A baixa demanda acaba não suprindo a necessidade de atender os bebês dos leitos de médio risco e da UTI Neonatal, os quais são prioridade. 

O Banco de Leite recebe, por mês, entre 35 e 40 litros de leite materno para alimentar os bebês da UTI e médio risco, enquanto o valor ideal para alimentar todos bebês da Maternidade, seria de aproximadamente 80 litros por mês. O leite coletado passa por pasteurização, processamento e rigoroso controle de qualidade. Após o processo, permanece no mínimo 48 horas para ser liberado para consumo.

Além disso, o Hospital Maternidade do Divino Amor oferece todo o suporte para as mães que querem doar. Um carro do Corpo dos Bombeiros foi disponibilizado a partir de uma parceria com o HMDA. O veículo circula em rota domiciliar por diversos bairros de Parnamirim, nas terças e quintas, auxiliando no transporte do leite materno das residências para o Banco de Leite Humano.

Um pote de leite materno doado pode alimentar até 10 recém-nascidos por dia. Dependendo do peso do prematuro, apenas 1 ml já é o suficiente para nutrí-lo a cada vez que for alimentado. Os bebês que estão internados e não podem ser amamentados pelas mães, como os da UTI Neonatal, têm a chance de receber os benefícios do leite materno através das doadoras. A partir da doação do leite, a criança se desenvolve com saúde, tem mais chances de recuperação e fica protegida de infecções, diarréias e alergias. Para mais informações, a Maternidade Divino Amor disponibiliza o seguinte telefone e whatsapp: 3272-4367. 

Texto: Cinthia Oliveira    
Foto: Ana Amaral




Reunião do Selo Unicef discute ações para 2023

27/02/2023




A Comissão Intersetorial do Selo Unicef de Parnamirim e representantes de demais secretarias envolvidas realizaram, na tarde desta segunda-feira (27), a primeira reunião do ano para discutir as ações relativas ao ano de 2023. O prefeito Rosano Taveira abriu a reunião, que aconteceu e destacou a importância da participação e empenho de cada um na realização do trabalho. 

“As ações desenvolvidas pelo Selo Unicef são muito importantes para o nosso município. Quero destacar que estou à disposição para prestar todo o apoio necessário”, disse.

A secretaria de Assistência Social e Primeira-Dama, Alda Leda, também presente na reunião, agradeceu pela presença de todos e disse que o objetivo é continuar a desenvolver o trabalho de forma aprimorada. 

“Nosso município foi premiado duas vezes com o selo. Em 2022, todas as metas foram alcançadas, e isso é resultado de um trabalho bem feito e com o empenho de todos”, comentou.

Ao longo de 2023, os dois principais eixos trabalhados serão: o acompanhamento e efetivação dos planos municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente e o da Primeira Infância. 

Além do prefeito e da secretária Alda Leda, estavam presentes os secretários de Saúde, Luciana Guimarães, de Esportes, Vinícius Barros, além dos adjuntos da Educação, Delmira Dalva e da Semas, Marta Lopes. Representantes do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (Condica)também marcou presença. 

Texto: Saulo de Castro

Fotos: Ana Amaral 






Parnamirim está com vagas de estágio à disposição para estudantes de licenciatura

27/02/2023



A Prefeitura de Parnamirim está com cerca de 400 vagas de estágio abertas para atuar em uma das 67 unidades escolares do município. Podem se candidatar às vagas estudantes de licenciaturas - modalidade de graduação com foco na preparação do universitário para atuar como professor.

A Secretaria Municipal de Educação preconiza que estudantes de licenciatura, como pedagogia, por exemplo, que estejam pelo menos no terceiro período, podem assumir uma das vagas para auxiliar professores em salas de aula. De acordo com a SME, quase 120 vagas já foram preenchidas. O município oferece R$600,00 mais ajuda de custo para transporte por 4h de expediente.

Os interessados devem entregar a documentação na Secretaria de Educação (Rua Cícero Fernandes Pimenta, 312, Santos Reis), das 8 às 17h, ou enviá-la à SME através do email rhsemecparnamirim@gmail.com.

 

A documentação necessária é a seguinte:

Cópia do RG, CPF e comprovante de residência;

Atestado médico que comprove a aptidão ao exercício das atividades de estagiário;

Cópia do histórico da faculdade;

Declaração de matrícula no início do período letivo, na qual conste o horário das disciplinas que está cursando e o período, ano ou série a qual está matriculado;

Currículo Vitae ou universitário com telefone atualizado;

Cópia da carteira de trabalho (página da foto frente e verso e do PIS/PASEP ou NIT).

Texto: Joel Câmara




SEMAS garante proteção de crianças e adolescentes no Carnaval de Parnamirim

21/02/2023





A proteção de crianças e adolescentes está garantida durante todo Carnaval de Parnamirim. A Prefeitura de Parnamirim, através da Secretaria de Assistência Social, está diariamente com uma equipe de 12 pessoas intensificando os serviços de abordagem social em todo litoral.

A equipe, formada pelos profissionais do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e Conselho Tutelares municipais, está realizando orientação aos ambulantes, donos de bares, pais e responsáveis, quanto à lei que proíbe a venda e consumo de bebidas alcoólicas a menores de 18 anos.

Também estão fiscalizando os casos de trabalho infantil, exploração sexual e outras situações de risco às crianças e adolescentes. De acordo com informações do CREAS, até agora os problemas mais comuns foram consumo de bebidas alcoólicas (54 menores) e trabalho infantil (12 casos).

Nos casos de consumo de bebidas, o Conselho Tutelar entra em contato com os pais ou responsáveis para buscarem os filhos. Em outras situações, se houver necessidade, também são acionadas a Guarda Municipal ou Polícias Civil e Militar.

Texto: Juliana Grace    
Foto: Ana Amaral



Comdica convoca ONGs que trabalham com crianças e adolescentes para registro no Conselho

16/02/2023



O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Parnamirim está convocando as ongs com sede no estado, que possuam inscrição ou cadastro em andamento perante o Conselho Municipal de Assistência Social, para realizar a inscrição junto ao órgão colegiado. Para tal, as Ongs devem cumprir 3 requisitos: estar em dia nos setores fiscal e administrativo; possuir pelo menos 1 ano de funcionamento em Parnamirim; e comprovar o trabalho com crianças e adolescentes.

As inscrições devem ser feitas até o próximo dia 7 de abril. De acordo com a Resolução nº 004/2023, a relação de documentos que deve ser apresentada é a seguinte:

 

Cópia do Estatuto Social registrado em Cartório;

Cópia da Ata de Fundação da Entidade registrada em Cartório;

Cópia da Ata da eleição da atual diretoria;

Cópia do Registro do Conselho Municipal de Assistência Social;

Certidão Negativa Fazendária Municipal;

Cópia do CNPJ da Entidade;

Cópia do RG e CPF do Presidente;

2 declarações fornecidas por autoridades municipais atestando o funcionamento;

Relatório das atividades desenvolvidas no ano anterior; e

Plano de Trabalho - Exercício - 2023.

 

A entrega da documentação pode ser feita de forma presencial, na sede do Comdica (Rua Dr. Carlos Matheus, 1454, Centro de Parnamirim) ou pelo e-mail comdicaparnamirim@yahoo.com.br. Dúvidas, no contato (84) 987929137.

 

SOBRE O REGISTRO

 

De acordo com o Art.91 do Estatuto da Criança e do Adolescente, as entidades não governamentais somente poderão funcionar depois de registradas no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, órgão responsável pela comunicação ao Conselho Tutelar e à autoridade judiciária local.


Texto: Joel Câmara




Campanha Leão Cidadão 2023 beneficia crianças e adolescentes de Parnamirim

15/02/2023


Com o objetivo de incentivar a população a destinar de 3% do seu imposto de renda ao Fundo da Infância e Adolescência (FIA), a Campanha Leão Cidadão 2023 terá início no próximo dia 1º.

No município, a Campanha ocorre através da parceria entre a Prefeitura de Parnamirim, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA) e o Ministério Público de Parnamirim.

O FIA é um fundo especial que tem como finalidade captar e aplicar recursos destinados às ações de proteção, promoção e defesa dos direitos da criança e do adolescente, por meio de projetos especiais prioritários deliberados pelo Comdica. A aplicação dos recursos é acompanhada e fiscalizada diretamente pelo Ministério Público municipal.

Podem fazer a destinação de 3% do imposto devido, pessoas físicas que entregam a declaração de imposto de renda pelo modelo completo, adotando as deduções legais e que apurem imposto a pagar ou tenham direito à restituição.

O Contribuinte não pagará mais imposto nem terá sua restituição diminuída. Ele apenas permitirá que parte do seu imposto devido seja destinada para um Fundo, em lugar de ir para o Tesouro Nacional.

“A ideia é mobilizar a sociedade e mostrar que as pessoas podem ser parceiras nessa causa, ajudando crianças e adolescentes da nossa cidade. Não se trata de pagamento, mas de dedução”, explicou o prefeito Rosano Taveira.


Texto: Juliana Grace




Semas inicia entrega das carteiras do Programa Leite Potiguar

10/02/2023






A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), realizou na manhã desta sexta-feira (10),  no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Liberdade, a entrega das carteiras dos usuários cadastrados no Programa Leite Potiguar (PLP). Na oportunidade também foi iniciada a entrega dos leites aos beneficiários do PLP e a ativação do cadastro dos usuários na plataforma eletrônica do programa.

O sistema eletrônico entrou em pleno funcionamento pela primeira vez em Parnamirim durante a entrega ocorrida no CRAS Liberdade, e os beneficiários comemoraram o avanço. O Centro de Referência de Liberdade possui 160 usuários cadastrados, os quais recebem 800 litros de leite.  

Atualmente o PLP atende 1330 famílias parnamirinenses. São 11 pólos distribuídos pelos bairros e um novo sistema já foi implantado pelo Governo do Estado, que consiste em um aplicativo, baixado pela plataforma Play Store, onde cada usuário possuirá uma carteirinha que será apresentada por meio de QR code e esse mesmo usuário receberá os 5 litros de leite. Por meio da plataforma, constará quantos litros foram distribuídos por dia, quantas sobras, entre outras informações. 

O Programa do Leite opera em todas as cidades do RN em parceria com as prefeituras, entregando 5 litros de leite às famílias em situação de extrema pobreza, crianças de até 7 anos de idade, idosos a partir dos 60 anos de idade, além de outras pessoas pertencentes aos critérios. Em Parnamirim são distribuídos, semanalmente, 6.500 litros de leite para as comunidades.


Texto: Cinthia Oliveira
Foto: Ney Douglas





Parnamirim lança Chamada Pública para aquisição de gêneros alimentícios da agricultura familiar

10/02/2023



A Prefeitura de Parnamirim, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), está recebendo, até o próximo dia 27 de fevereiro, a documentação comprobatória de agricultores familiares e empreendedores familiares rurais interessados no fornecimento de gêneros alimentícios para compor o cardápio da Alimentação Escolar das escolas municipais e Centros de Educação Infantil de Parnamirim.

O município vai credenciar fornecedores de frutas como abacaxi, banana, jerimum e diversos outros gêneros. Todos os itens deverão atender o disposto na legislação sanitária específica para alimentos de origem vegetal.

Os interessados devem apresentar a documentação necessária das 9h às 13h, até o dia 27 de fevereiro, na Coordenadoria de Assistência ao Educando, que fica na Rua Cícero Fernandes Pimenta, 312, Santos Reis (sede da SME). 

Confira o edital completo da Chamada Pública nº01/2023.

 

Dúvidas, esclarecimentos e demais informações:

aeparnamirim.nutri@outlook.com ou pelo telefone (84) 98840-6226.


 

Sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)

De acordo com a Resolução FNDE n° 06, de 8 de maio de 2020, a alimentação escolar é direito dos alunos da educação básica pública e dever do Estado. O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) oferece alimentação escolar e ações de educação alimentar e nutricional a estudantes de todas as etapas da educação básica pública.


Texto: Joel Câmara





Secretaria de Cultura de Parnamirim inicia as aulas de Dança e Canto

 10/02/2023





A Secretaria de Cultura de Parnamirim deu início às aulas de dança e canto nesta segunda-feira (6). Ao todo, estão inscritos 620 alunos nas modalidades de Balé, Dança  Contemporânea, Capoeira, Jazz, Dança Mix, Dança Urbana, Dança Popular e canto.

Para a vice-prefeita e secretária de Cultura, Kátia Pires, a mudança de Fundação de Cultura para Secretaria vai  permitir otimizar ainda mais os cursos oferecidos, implementando agilidade e qualidade dos serviços. 

A secretaria faz parte integrante da administração pública seguindo todos os trâmites que regem a administração pública no tocante a promover a cultura, incentivando os artistas locais.

“E, hoje, nós que fazemos a secretaria estamos dando início ao nosso ano com as aulas de dança e canto. Temos como novidades a ampliação porque o nosso desejo é levar a cultura para todos os lugares da nossa cidade, lembrando que ainda temos vagas para algumas turmas e  para quem tem interesse basta vir aqui na Secretaria que fica no mesmo lugar da antiga fundação que é no Teatro Paulo Barbosa, no bairro da Cohabinal”, disse.

Para fazer a inscrição o aluno ou aluna tem que estar munido das seguintes documentações:

Cópia da Identidade ou Certidão de Nascimento 
Cópia da identidade do pai ou da mãe 
2 fotografias 3X4 
Declaração Escolar 
Atestado Médico (declarando se a criança está em condições de
praticar atividades fisicas) Comprovante de vacinação atualizado 
Comprovante de residência

Neste ano a secretária de Cultura vai desenvolver atividades também na Praça do Lazer no Jokey clube e fazer parcerias com escolas para atingir cerca de 2 mil crianças matriculadas.


Texto: Marciano Costa
Foto: Ney Douglas





SME prepara escolas para volta às aulas na próxima segunda (13)

09/02/2023






A Prefeitura de Parnamirim e a Secretaria de Educação deixaram tudo pronto para a volta às aulas, marcada para a próxima segunda feira (13), nas 67 escolas do município com 27 mil alunos.

De acordo com o secretário de Educação, Gildásio Figueredo, “o ano passado foi de aprendizado. Visitamos todas as escolas e fizemos uma avaliação para saber o que é que falta para a secretaria de Educação funcionar da maneira que realmente precisa em 2023", disse.

Neste ano os alunos receberão o fardamento. Serão 80 mil peças e cada aluno receberá 3 peças que serão entregues gradativamente. O transporte escolar irá funcionar normalmente. Já foram feitos todos os ajustes com a empresa prestadora do serviço. Outra novidade é que a secretaria adquiriu 300 computadores e 29 parques infantis, além de jogos e brinquedos para a felicidade de 6 mil alunos da rede municipal de ensino.

A merenda escolar já está com tudo pronto com os nutricionistas,  merendeiras e diretores. Serão feitas 32 mil refeições diariamente, sendo no infantil duas por dia: o café e o almoço. Outra novidade é que todas as escolas receberam novas cutelarias.

A Prefeitura de Parnamirim já tem novos projetos para a ampliação de escolas e ampliação de novas salas de aulas. Ainda neste ano irá inaugurar a biblioteca municipal que vai ajudar os alunos nas suas leituras e pesquisas escolares.


Texto e foto: Marciano Costa





Prefeitura divulga datas para entrega de documentação de chamada pública referente à merenda escolar

07/02/2023



A Prefeitura de Parnamirim, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME) divulgou as datas para entrega da documentação, referente à chamada pública n° 01/2023, que tem objetivo a aquisição de gêneros alimentícios para o atendimento do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), das escolas da rede municipal de ensino.

Os grupos formais deverão apresentar a documentação para habilitação e Projeto de Venda entre os dias 6 e 27 de fevereiro de 2023, das 9h às 13h, sendo a abertura dos envelopes no dia 02 de março as 09h, na sala de reunião do Gabinete Civil, sede da Prefeitura, localizada a Rua Castor Vieira Régis, n° 500, Cohabinal, Parnamirim/RN. 

A íntegra do edital e seus anexos estão disponíveis na Secretaria Municipal de Educação (SME), de segunda à sexta-feira, exceto feriados, no horário de 9h às 13h ou através do e-mail aeparnamirim.nutri@outlook.com. Mais  informações através do telefone (84) 98840-6226. 




Professores da rede municipal se reúnem para Jornada Pedagógica 2023

 07/02/2023





A Prefeitura de Parnamirim, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME) iniciou, na noite desta segunda-feira (7) a Jornada Pedagógica 2023. O evento, que acontece no Parque Aristófanes Fernandes, segue até a próxima sexta-feira (10).

A jornada marca o início dos trabalhos pedagógicos para o ano letivo de 2023. A programação desta segunda, contou com uma palestra de abertura com o tema: ‘Recomposição das Aprendizagens na perspectiva de uma escola integradora’. 

A abordagem do tema ficou por conta da palestrante, professora Rozicleide Bezerra de Carvalho, doutora em educação, mestre em ensino de Ciências Naturais e Matemática, entre outras formações.

Para o secretário de educação, Gildásio Figueiredo, a jornada é um ótimo momento para reunir todos os professores da rede e fazer um planejamento detalhado do novo ano letivo que se inicia. “Começamos o ano com um momento muito importante. A Jornada Pedagógica proporciona troca de experiências e conteúdos necessários para traçar o processo de ensino e aprendizagem”, destacou.


Texto: Saulo de Castro

Fotos: Ana Amaral





Parnamirim: SEMUC informa início das aulas de dança e canto

03/02/2023





A Prefeitura de Parnamirim, por meio da Secretaria de Cultura (SEMUC), realizou nesta sexta (03), no auditório Clênio José, uma reunião com o objetivo de repassar, para os pais e responsáveis dos alunos, informações sobre o início das aulas de dança e canto.

As aulas terão início na próxima segunda (06), a partir das 8 horas e envolvem modalidades como, ballet clássico, dança contemporânea, jazz, dança mix, dança popular, danças urbanas e capoeira. Em relação às novas matrículas, elas estão abertas apenas para danças urbanas, dança popular e capoeira.

A secretária de cultura, Kátia Pires, fala sobre a importância da participação dos alunos buscando desenvolver suas habilidades. “Sempre é bom poder apender sobre essas artes. Iniciaremos juntos essa jornada que trará muitos benefícios para todos”, disse.

Mais informações no endereço da SEMUC, Avenida Castor Vieira Régis, 268 ou através dos telefones (084) 3644-8336/8337/8338.


Texto: Jean Xavier
Fotos: Ana Amaral e Jean Xavier





EDUCAÇÃO: Diretores participam de Workshop de Gestão Escolar

 31/01/2023





A Prefeitura de Parnamirim, através da Secretaria de Educação (SME), está promovendo o I Workshop de Gestão Escolar com o tema “Boas práticas focadas em resultados educacionais”. O evento iniciou hoje (31) e terá continuidade nesta quarta-feira (1) no Auditório do Centro Administrativo.

O objetivo é construir o planejamento estratégico da gestão escolar através de trocas de experiências bem-sucedidas entre os gestores. O evento teve início com as boas vindas do secretário de Educação, Gildásio Figueiredo, e dos secretários adjuntos da SME, Delmira Santiago, George Câmara e Daniel Américo.

Após os pronunciamentos houve apresentação do Coral Canto Paramirins e em seguida iniciou o workshop com o tema Gestão e Inovação, ministrado pelo professor e doutor, Domingos Sávio. Além da palestra principal, diretores de seis escolas e centros infantis municipais também abordaram sobre diversos temas como Redes sociais como via de comunicação dos grupos de pais; e A importância da aprendizagem criativa e lúdica na educação infantil.

Também foi ministrado sobre Marketing educacional, inovação e planejamento estratégico em busca de melhores resultados educacionais; Projeto escolar que transforma comunidades; Somos Educação: O que as famílias esperam das escolas municipais e A Escola pública de hoje fala a linguagem dos alunos.

 

Confira a programação da quarta-feira (1):



7h30 às 8h - Acolhida: Equipe CODEGE - SME

8h às 8h30-Entrevista: Gestão em Foco.

Entrevista: Gestão Escolar em Foco. CODEGE: Eliza Christina Diretora Pedagógica - Meryselma Tomaz Diretor Administrativo: Josimar Alves

8h30 às 10h - Apresentações do Planejamento Estratégico Coordenadorias - SME/ 2023.

10h às 11h - Apresentação dos Resultados das auto Avaliações realizadas pelos diretores e Avaliações do 1º Ano de execução dos Planos de Ações Trienal de diretores escolares realizadas pelos Conselhos Escolares.

11h às 12h - Avaliação do WORKSHOP DE GESTÃO ESCOLAR: Considerações finais.


Texto: Juliana Grace





Escola Municipal de Esportes está com vagas abertas para várias modalidades

18/01/2023



Os estudantes de 7 a 17 anos escolas públicas e privadas do município ainda podem se inscrever na Escola Municipal de Esporte de Parnamirim (EMEP). A Prefeitura, através da Secretaria de Esportes e Lazer (SEL), disponibilizou vagas para as seguintes modalidades: futebol de campo, futsal, badminton, vôlei e taekwondo.

Para realizar matrícula ou renovação é preciso se dirigir ao novo endereço da SEL, na rua Edgar Dantas, 732, bairro Santos Reis, no horário das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Para os novatos, são exigidos os documentos: RG e CPF do responsável, documento da criança, 2 fotos 3x4, comprovante de residência e declaração escolar de 2023. Para renovação, é necessária a apresentação da declaração escolar de 2023 e 1 foto 3x4.

Qualquer dúvida pode ser esclarecida através do e-mail: sel@parnamirim.rn.gov.br.


Texto: Juliana Grace




Educação: Prefeitura de Parnamirim inicia período de matrículas para novatos 

16/01/2023



A Prefeitura de Parnamirim, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), informa que estão abertas, até o dia 31 de janeiro, as matrículas para os alunos novatos no ano letivo de 2023.

Os interessados poderão realizar o procedimento de forma online através da plataforma SIGEDUC (Sistema Integrado de Gestão da Educação). Após o preenchimento dos dados para solicitação de matrícula, o responsável deverá comparecer à escola pretendida levando a documentação, no prazo de até 3 dias.

 Documentação exigida:

1 – Cópia da certidão de nascimento;

2 – Comprovante de residência; 

3 – Duas fotos 3x4;

4 – Carteira de vacina;

5 – Documento de identificação dos responsáveis pelos alunos. 

 

Datas:

Matrícula de novatos – 16 a 31/01

Jornada pedagógica – 06 a 10/02

Início do ano letivo – 13/02

 

Maiores informações através do telefone da SME:

(84) 3644-8250/8251/8279

 

Acesse aqui o portal SIGEDUC.

 

Texto: Jean Xavier





SEL abre inscrições para a Escola Municipal do Esporte de Parnamirim

10/01/2023



A Secretaria Municipal de Esporte Lazer (SEL), está com inscrições abertas para a Escola Municipal do Esporte de Parnamirim (EMEP). As vagas são destinadas aos estudantes de 7 a 17 anos de escolas públicas e privadas do município. Estão disponíveis as seguintes modalidades: futebol de campo, futsal, badminton, vôlei e taekwondo.


Para realizar a matrícula ou renovação, é necessário que os interessados, juntamente dos seus responsáveis, dirijam-se à sede da SEL para assinar a documentação e formalizar o processo. Para os novatos, são exigidos os documentos: RG e CPF do responsável, documento da criança, 2 fotos 3x4, comprovante de residência e declaração escolar de 2023. Para renovação, é necessária a apresentação da declaração escolar de 2023 e 1 foto 3x4.

 

A Secretaria de Esporte e Lazer está localizada na rua Edgar Dantas, 732, bairro Santos Reis, com horário de funcionamento das 8h às 12h e das 13h às 17h. Qualquer dúvida pode ser esclarecida através do e-mail: sel@parnamirim.rn.gov.br 


Texto: Cinthia Oliveira



Prazo para transferência de alunos da rede municipal é até sexta (13)

10/01/2023



Vai iniciar nesta quarta-feira (11) o período de transferência de alunos dentro da rede de ensino municipal. A Prefeitura de Parnamirim, através da Secretaria de Educação, vai disponibilizar esta opção apenas até o dia 13 deste mês.

Os interessados devem se dirigir à escola de origem para solicitar a transferência, lembrando que a prioridade é que os alunos estudem no bairro onde moram.

Já as matrículas dos novatos, ocorrerão de 16 à 31 através da plataforma SIGEDUC (Sistema Integrado de Gestão da Educação). Após a realização da matrícula, o responsável deverá comparecer à escola no prazo de 5 dias para assinar a documentação.

 Maiores informações através do telefone da SME: 

(84) 3644-8250/8251/8279



Texto: Juliana Grace





Prefeitura inicia período de matrículas para o ano letivo de 2023

10/01/2023




A Prefeitura de Parnamirim, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semec) iniciou, o período de matrículas para o ano letivo de 2023. Atualmente estão sendo realizadas as renovações das matrículas para os alunos já inscritos na rede municipal de ensino e que foram aprovados no ano letivo anterior.

A partir do dia 11 até o dia 13 será realizado o período de transferências de alunos dentro da rede pública. Neste período, os pais devem buscar a escola de origem do aluno e solicitar a transferência para a escola desejada.

A partir do dia 16 até o dia 31, será aberto o período de matrículas para os alunos novatos. Para fazer a reserva da matrícula os responsáveis pelos alunos devem acessar a plataforma parnamirim-rn.sigeduc.com.br e preencher os dados solicitados. Na sequência, em um prazo de até três dias será necessário levar a documentação pedida até a escola para o qual o aluno foi matriculado para confirmar a matrícula.

Será necessário levar a seguinte documentação: cópias da certidão de nascimento, comprovante de residência, duas fotos 3x4, carteira de vacina, documento de identificação dos responsáveis pelos alunos. As aulas estão previstas para serem iniciadas no dia 13 de fevereiro.


Texto: Saulo de Castro




Abertas as matrículas e renovações para o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos

09/01/2023




Os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), já estão prontos para realizar, neste mês de janeiro, as matrículas e renovações para o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

As inscrições são voltadas para crianças, adolescentes até 17 anos e idosos a partir dos 60 anos.  Para realizar o cadastro, é necessário que os interessados dirijam-se aos CRAS dos seus bairros, portando a seguinte documentação: NIS, Certidão de Nascimento, RG, CPF, comprovante de residência do responsável e declaração escolar (crianças e jovens).

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos é um conjunto de serviços realizados em grupos, de acordo com o seu ciclo de vida, e que busca complementar o trabalho social com famílias e prevenir a ocorrência de situações de risco social. Dentre as atividades desenvolvidas pelos grupos do SCFV, destacam-se as de natureza artístico-cultural, desportivas, esportivas e lúdicas, que funcionam como estratégias para promover a convivência e a ressignificação de experiências conflituosas, violentas e traumáticas vivenciadas pelos usuários.

Texto: Cinthia Oliveira




Educação: Escolas da rede municipal de Parnamirim iniciam período de matrículas

03/01/2023






A Prefeitura Municipal de Parnamirim, por meio da Secretaria de Educação (SME), informa sobre o funcionamento das unidades escolares em relação às matrículas no início deste ano de 2023. As renovações serão realizadas pela secretaria da escola sem a necessidade dos pais comparecerem. 

As transferências de alunos dentro da rede (entre escolas), somente será permitida se a unidade estudantil de origem não oferecer a série pretendida. 

Já as matrículas dos novatos, ocorrerão de forma online através da plataforma SIGEDUC (Sistema Integrado de Gestão da Educação), durante a última semana de janeiro. Após a realização da matrícula, o responsável deverá comparecer à escola no prazo de 5 dias para assinar a documentação. 

Datas importantes:

Renovação de matrícula – 03 a 10/01

Transferência de alunos dentro da rede – 11 a 13/01

Matrícula de novatos – 16 a 31/01

Jornada pedagógica – 06 a 10/02

Início do ano letivo – 13/02

 

Maiores informações através do telefone da SME:

(84) 3644-8250/8251/8279

 

Acesse o portal SIGEDUC através do link http://bit.ly/SIGEducParnamirim

 

Texto: Jean Xavier





Primeiro bebê a nascer em 2023 recebe a chave de Parnamirim

02/01/2023





A Maternidade Divino Amor (HMDA) recebeu mais uma edição do projeto Bebê Cidadão. A cerimônia de entrega simbólica da chave da cidade à primeira criança a nascer no município, aconteceu ontem (1º), às 16h, no HMDA.

O primeiro bebê de 2023 foi a linda Ana Lauanny, filha do casal Anderson e Anallicy. Ana veio ao mundo às 6h13, pesando 3kg e 49cm.Coordenado pela secretária da Semas e articuladora do selo UNICEF no município, Alda Lêda, o projeto é acompanhado pelo CRAS da área da residência da criança, e inserido no Programa Criança Feliz, desde que haja vagas disponíveis.

O projeto Bebê Cidadão começa desde a primeira infância, ou seja, na gestação, com os cuidados no pré-natal, onde a gestante é acompanhada nas UBS. O objetivo é assegurar os direitos das crianças que nascem em Parnamirim.

Além disso, o município assegura ao bebê seu registro de nascimento, CPF e cartão SUS, imunização, além dos principais testes como, linguinha, pezinho, orelhinha, olhinho e coraçãozinho.

Os pais são orientados a atualizar o cadastro único e inserir seus filhos na educação do município a partir dos 2 anos de idade.

Estiveram presentes no evento a secretária adjunta da Semas, Marta Lopes, a secretária de Saúde, Luciana Guimarães, a secretária adjunta de Saúde, Elizabeth Carrasco, a secretária de Educação, Delmira Dalva, o presidente do Comdica, Erinaldo Costa, a assessora técnica da pasta da Semas, Vitória Régia Cavalcanti, e as diretoras da Maternidade Divino Amor, Ana Michele e Karina Figueiredo.

Ao final do evento, as mamães que estavam na maternidade foram agraciadas com um mimo dado pela secretária Alda Lêda, que fez questão de visitar as novas mamães parnamirinenses neste dia tão especial.


Texto: Rannier Lira